Literatura, Sem categoria

O homem que caiu na Terra – Ficção Cientíca e Sutileza

Um livro que poderia ter sido publicado em 2020 sem problema algum.

Minha adimiração por David Bowie me fez buscar por todos os lugares por onde ele passou em seus anos na Terra e acabei assistindo o filme “O homem que caiu na Terra” (The Man Who Fell to Earth) e me paixonando ainda mais.

Ohomemquecaiunaterra_belezablackpower

O filme de 1976 foi inspirado na obra de Walter Tevis, publicado em 1963. Um clássico da Ficção Científica carregado de sutileza e de diversos detalhes, tornou-se ainda mais notoriedade após o filme.

ohomemcaiuterra)belezablackpower
David Bowie como Thomas Jerome Newton em “O homem que caiau na Terra”

O extraterrestre Thomas Jerome Newton parte de Anthea, em uma missão na tentativda de salvar os poucos habitantes que sobrarama em seu planeta. Depois de anos estudando os terráquios, Newton percebe que seu plano não levou em consideração a complexidade do ser humano.

Com conhecimento e inteligência muito superior aos humanos, Newton logo se torna um empresário bem-sucedido do ramo de patentes tecnológicas e descobre também a solidão, o desespero e o álcool — criando uma delicada parábola sobre as mudanças que estavam ocorrendo entre os anos 1950, com o início da Guerra Fria. (Saraiva)

Uma leitura simples mas ao mesmo tempo carregada de detalhes que nos faz pensar sobre como a humanidade se comporta em relação ao próprio planeta. Sustentabilidade e a uma provável escassez de água e de alimentos foram discutidos nesta obra, num momento onde a Guerra Fria se iniciava e o planeta passava por diversas mudanças.

O filme dirigido por Nicolas Roeg é tão encantador quanto ao livro, considerando-se a época em que foi lançado. O papel principal parece ter sido escrito e pensado para David Bowie, com suas características físicas muito semelhantes às de Newton. Foi a estreia de Bowie no cinema, dando vida ao alienígena que tentava se adaptar à Terra.

man-who-fell-to-earth-1976-
David Bowie como Newton em “O homem Que caiu na Terra”. Fonte: Divulgação

O filme possui narrativa lenta mas compensa por suas cenas lindas e diálogos interessantes. Uma mistura de elementos da mitologia gnóstica que envolve o protagonista numa ajornada de vigília que o faça cumprir seu destino de herói  (Entrelinha Blog).

O que diferencia “O homem que caiu na Terra” de outras obras de ficção científica onde os extraterrestres são hostis, Walter Tevis cria um personagem fragilizado e corruptível, que acaba sendo envolvido pelo modo de viver dos humanos, inclusive as partes ruins como o alcoolismo e os próprios humanos são so que ameaçam a existencia do alienígena.

o homem que caiu na terra_beleza black power

Discussões sobre ética, moral e uma relexão sobre o mundo moderno e suas complicações.

O livro foi republicado atualmente no Brasil pela editora Darkside e o filme você precisa ses esforçar um pouco para encontrar, mas nada é impossível em 2020.

Fica a dica.

Ótima leitura e  bom entretenimento.

kelly-souza

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s