cinema, Sem categoria, TV

Watchmen – entre o massacre de Tulsa e a Sétima cavalaria

Em maio de 1921 centenas de pessoas brancas invadiram Greenwood, uma das comunidades negras mais prósperas dos EUA, que por este motivo era denominada A Wall Street Negra, saquearam, assassinaram e separaram várias famílias.

tulsa.PNG
Tulsa – Oklahoma, após massacre de 1921 – FONTE: Tulsa History

Segundo a BBC em publicação onde explica mais sobre o hoje conhecido como Massacre de Tulsa, cerca de 1000 casas e estabelecimentos foram incendiados e destruídos, além de deixar cerca de 10 mil pessoas desabrigadas.

Assim como nos livros de história aqui mesmo do Brasil, os EUA esconderam durante décadas o massacre, sendo discutido e levado ao conhecimento da população nos últimos anos. Eis que a HBO resolve então levar parte da história para a tela numa das melhores séries feitas nos últimos anos, sem sombra de dúvida.

watchmen-episode-1-tulsa-oklahoma_cke.jpg
Cena da Série Watchmen – HBO

A cena do massacre de Tulsa abre o primeiro episódio da série, sem nenhum pudor e nos mostra algo triste e revoltante. Michelle Brown, diretora de programação do centro cultural de Greenwood afirmou em entrevista à BBC que muitas pessoas brancas tinham raiva e inveja dos negros que prosperavam na cidade e que estes estavam roubando seus empregos, algo que vemos ainda em 2019 em relação à cotas raciais e políticas de ação afirmativa, necessárias e pontuais.

Watchmen estreou na HBO em 2019 e nos fez esquecer do fiasco das últimas temporadas da nossa tão amada Game of Thrones. Damon Lindelof (Lost / The leftlovers) é quem produz a série, tendo como base a história original da HQ de Allan Moore e Dave Gibbons, assim como do filme de Zack Snider lançado em 2009.

Watchmen-HBO.jpg
Divulgação HBO

A série se passa numa espécie de 2019 alternativo” onde a tecnologia avançou, mas não existe celular e as pessoas se comunicam através de bipes (o que é extremamente compreensível conforme o decorrer dos episódios), além da polícia andar mascarada (como os heróis que escondem suas identidades) por medo da violência contra suas famílias.

É impossível distanciar o universo de Watchmen da política e das questões sociais que estão presentes desde sempre e agora ainda mais forte. Num universo onde existem heróis (que são ilegais), uma polícia mascarada surge também um núcleo ou célula da KKK – Ku Klux Klan denominada Sétima Cavalaria  ou  7K, que nada mais é que uma milícia terrorista e que tem como ideais a supremacia branca em 2019.

7k
Sétima Kavalaria – Watchmen HBO

A tensão é real e muito bem desenvolvida. É possível ver que houve um estudo da história negra norte americana, com citações a pessoas e eventos importantes, além da busca por deixar bem referenciados episódios reais e inspirados na realidade. A série além de ser milimetricamente roteirizada e filmada com maestria, traz atores de peso como Regina King (Se a Rua bale Falasse) e Louis Gosset Jr (The Book of Negroes).

watchmen-ep2 (1).jpg
Policiais Mascarados de Tulsa – HBO (divulgação)

Por retratar parte importante da história norte americana, é real a importância de trazer para a tv algo muito além de uma simples adaptação de uma HQ, trazendo consigo temas atuais sem deixar de lado todo um universo já construído e adorado por tantos.

A série consegue surpreender a cada episódio, repleta de cuidados nos detalhes e nas referências. E mais uma vez, REGINA KING ESTÁ SIMPLESMENTE INCRÍVEL.

angela.PNG
Regina King como Sister Night – Watchmen HBO (divulgação)

Game of Thrones é passado e você caro amigo que não assistia GOT por ter personagens negros somente em situação de escravidão e servidão, assista Watchmen e se surpreenda com o quão incrível uma série pode ser.

Até o momento a série não tem previsão de estrear novas temporadas, o que é uma pena.

Watchmen é sem dúvida uma das melhores séries produzidas nos últimos anos. A série é transmitida pela HBO aos domingos às 23h.

Tick Tock Tick Tock

minutemen-foto-watchmen-hbo.jpg

kelly-souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s