Em 1888 tinha fim a escravidão no Brasil. Mesmo com o fim da escravidão em território nacional, a população negra desde então mantêm-se submetida à condiçõs análogas à escravidão. É muito comum ouvirmos que o que houve na verdade foi uma falsa abolição. Há quem diga (em tempos de jornaismos fajutos e das mentiras que se tornam verdade) que os negros deveriam ser gratos à Isabel e cia pela assinatura da abolição. Quando ainda criança escutava alguns parentes dizendo “Cuidado porque a princeza assinou a lei à lápis, vai que álguém apaga”. Acredito que seja o desejo de muitos.

Ainda falando em abolição e fontes de pesquisa, é sempre importante estarmos atentos às nossas leituras não faça de blogs sua fonte principal de conhecimento e pesquisa, digo isso mesmo escrevendo um. Deixo como indicação de leitura o livro “As abolições da Escravatura no Brasil e no Mundo” de Marcel Dorigny, publicado pela Editora Contexto.
O livro aborda a questão da abolição no mundo e seus diferentes contextos, sob a ótica da História Mundial. Nos capítulos são abordados temas como a resistência à escravidão, o surgimento e expensão do movimento abolicionista, a primeira abolição da escravatura e o futuro das sociedades pós-escravagistas.
Amauri Eugênio Junior cita em seu artigo publicado na CEERT – Centro de Estudo das relações de Trabalho e Desigualdade: “E a desigualdade sociocultural, fruto da omissão e da negligência do Estado em relação a esse grupo, mostra que houve, na verdade, um falso processo de abolição da escravatura, em virtude da manutenção de perspectiva que julga a pessoa negra inferior em relação a outras etnias, o que fomenta a manutenção do racismo estrutural.”

O livro conta ainda com uma cronologia das principais leis mundiais relacionadas à escravidão de negros nos países, incluindo as leis promulgadas no Brasil. O livro é de leitura fácil e agradável, apesar do cunho histórico e documental, com 157 páginas que tornam-se rápidas demais e acabamos por querer mais informações.
Você encontra o livro “As Abolições da Escratura no Brasil e no Mundo” de Marcel Dorigny, Editora Contexto nas principais livrarias do país.
Leitura recomendada e indispensável.