Mulheres Negras Inspiram, representatividade

Antonieta de Barros

Filha de mãe lavadeira e escrava liberta, órfã de pai, Antonieta de Barros, com incentivo da mãe estudou magistério e tornou-se professora de Português e Literatura, uma das poucas formações permitidas para mulheres naquela época.

Nascida em julho de 1901, Antonieta de Barros é reconhecida como a primeira mulher a participar e integrar a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a primeira mulher negra a assumir um mandato popular.

antonieta de barros
Antonieta de Barros –  Imagem: Reprodução

“Educadora, jornalista e política, Antonieta junta em sua trajetória, na primeira metade do século 20, três bandeiras caras ao Brasil do século 21: educação para todos, valorização da cultura negra e emancipação feminina.” BBC Brasil

Após formar-se, Antonieta criou o Curso Particular Antonieta de Barros, que era voltado para a alfabetização da população, o qual dirigiu até o ano da sua morte, em 1952. O curso ficou conhecido e respeitado entre as famílias mais tradicionais de Florianópolis. Foi professora de português e literatura neste tempo, além de escrever crônicas com o pseudônimo de Maria da Ilha.

160226185305_sp_antonieta_e_leonor_640x360_acervofamiliar_nocredit
Antonieta de Barros e seus amigos acadêmicos Imagem BBC Brasil (Acervo Familiar)

Segundo fontes históricas, Antonieta começou suas atividades como jornalista ainda na década de 1920, em Florianópolis, sua terra natal. Ainda em Florianópolis, a jornalista criou também o jornal A Semana, que esteve em circulação até 1927.

Antonieta entrou para a política sendo eleita em 1934 como a primeira Deputada na Assembleia Catarinense, somente dois anos após a liberação para o voto feminino no país além de ter sido também a primeira deputada estadual negra do Brasil.

Com viés feminista desde aquela época, Antonieta de Barros lutou para a educação, a emancipação da mulher e a valorização dos negros fossem de fato levados à sério no Brasil. A campanha de Antonieta em 1943 ressaltava ““Eleitora. Tens em Antonieta de Barros a nossa candidata, o símbolo das mulheres catarinenses, queiram ou não os aristocratas de ontem” (Hypness). Seu primeiro mandato foi interrompido pela Ditadura, mas foi reeleita dez anos depois em 1947.

antonieta
Antonieta (3ª pessoa sentada, da esq. para a dir.) com os colegas deputados na posse, em 1935 Imagem: BBC Brasil (Acervo Familiar)

 “Toda ação precisa de um instrumento. O instrumento básico da vida é a instrução. Se educar é aprender a viver, é aprender a pensar. E nessa vida, não se enganem, só vive plenamente, o ser que pensa. Os outros se movem, tão somente. (…) Educar é ensinar os outros a viver; é iluminar caminhos alheios; é amparar debilitados, transformando-os em fortes; é mostrar as veredas, apontar as escaladas, possibilitando avançar sem muletas e sem tropeços…” Antonieta de Barros – Documentário Antonieta – Flávia Person

antonieta-
Antonieta e suas alunas Imagem: BBC Brasil

 No ano 2000, o Grupo de Pesquisa Multiculturalismo criou o Memorial Antonieta de Barros com o objetivo de criar mecanismos que possibilitassem a preservação da cultura e história da população negra no estado de Santa Catarina, que segundo criadores do memorial é conhecida da como a Europa do Brasil, deixando escondida muitas vezes a história do povo negro.

Em 2018 ainda há quem nunca tenha ouvido falar em Antonieta de Barros. Mulher negra, estudiosa e de papel importante na política brasileira. É importante que conheçamos a nossa história e a história daqueles que foram importantes para a construção deste país.

Fontes

A Filha de ex- escrava que virou deputada e inspira o movimento negro no Brasil
Heróis de Todo mundo – Antonieta de Barros
Já ouviu falar de Antonieta de barros(…)?
Personalidades Negras – Antonieta de Barros

oie_transparent

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s