saude

O que é Refluxo Gastroesofágico?

Você já sentiu uma queimação depois de comer aquele pastel frito com caldo de cana? Se já sentiu algo parecido com um dragão dentro do seu estômago, você sabe exatamente o que uma pessoa com refluxo gastroesofágico sente quase que diariamente, como é o meu caso.

Descobri que tenho refluxo há quase três anos, quando passei por um período de muito estresse no trabalho, junto com uma péssima alimentação.

Mas afinal, o que é esse tal de Refluxo Gastroesofágico ?- há quem pense que somente bebês tem refluxo e não é verdade. A doença do refluxo gastroesofágico ou DRGE como é identificada pela medicina, é uma doença digestiva em que os ácidos ingeridos e presentes no estômago retornam pelo esôfago e não seguem o fluxo normal da digestão como deveria.

Quando ingerimos algum alimento, ele passa pela garganta através do esôfago, uma vez que a comida já está no estômago, um anel de fibras musculares chamado esfíncter impede que o alimento volte em direção ao esôfago. Se este esfíncter não funcionar bem, tudo que comemos ou bebemos e até o próprio suco gástrico voltam em direção ao esôfago e consequentemente à boca.

refluxo
O que é o refluxo?

Esse retorno pode causar irritações na parede do esôfago (esofagite) gerando os sintomas horrorosos que só quem tem essa doença consegue descrever. Quando descobri a doença, tomava xícaras enormes de café e tinha uma alimentação péssima, foi preciso mudar à força mesmo.

Depois de várias endoscopias e muita medicação, aprendi a conviver com a doença, o que durou até os últimos dias.

Os sintomas mais presentes do refluxo são a tosse crônica ou depois de comer, indigestão, náuseas, regurgitação, vômito, gases, dores na garganta e no peito e rouquidão. Pois é, eu sinto tudo isso quase que diariamente.

marceau_photeau-nappy-4856.jpg
Nunca mais beber aquele cafezinho. Imagem: Nappy

Mas Kelly, você não cortou os alimentos que te fazem mal? Cortei tudo, gente. E o que não posso comer? Tudo o que é gostoso, basicamente. Se me chamar para a sua casa, caso não coma, não é desfeita ok?

Quem sofre com o refluxo deve evitar uma série de alimentos, além de não poder dormir logo após a refeição (deve-se aguardar no mínimo 2h após comer).

Devem ser retirados da dieta alimentos fritos, carnes vermelhas, embutidos, carne de porco, bebidas com cafeína (café, chá e chocolate), bebidas alcoólicas aquela cervejinha? nem no sonho, refrigerantes, pimenta, frutas cítricas e carboidratos com farinha branca, como macarrão e pão. Felizmente não fumo, caso contrário, teria que parar com o vício também.

iaml1m1tless-nappy-4302.jpg
Batata frita, às vezes mas quase nunca. Imagem: Nappy

Não é fácil e nos últimos meses tem piorado. Observem que os vídeos diminuíram no Youtube e um dos motivos foi este. Estou fazendo exames e tentando encontrar uma solução onde consiga viver melhor, com uma melhor qualidade.

Muitas pessoa relacionam o refluxo com o excesso de peso, o que não é o meu caso. Atualmente tenho pesado menos de 55 kgs e continuo emagrecendo. O sobrepeso pode sim ser uma das causas, mas não é a regra. Magreza não é sinônimo de saúde.

A partir de hoje vou compartilhar com vocês um pouco mais desse meu cotidiano maluco, com algumas receitas que precisei adaptar para conseguir comer alguma coisa decente, além das minhas atividades físicas.

Espero que vocês nunca passem por isso e caso já passem, vamos nos ajudar! Em tempos como os atuais, ter saúde é primordial.

Kelly Souza

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s