cinema, Cultura, empoderamento

Pantera Negra e as mulheres de Wakanda – as Dora Milaje

Finalmente está chegando a hora! Pantera Negra (Black Panther) tem sido aguardado por nós desde o início das gravações e o hype já toma conta dos nossos corações.

Os trailers e imagens do filme que foram lançadas nos deixaram ainda mais ansiosos.

A história se passa em Wakanda, uma nação fictícia teve sua criação há mais de 10.000 anos. Depois da queda de um grande meteoro, mais tarde identificado como vibranium (o metal mais raro do planeta), as pessoas da então tribo de Bashenga usaram o metal para confeccionar suas armas e artefatos. Mas como nem tudo são flores (no caso, armas), descobriu-se que o vibranium também era responsável pela emissão de uma radiação fortíssima que fez com que várias pessoas se transformassem em verdadeiros monstros. Bashega, o líder da tribo aliou-se a outras tribos, derrotando os “monstros” e fundou Wakanda.

panteranegra4.jpg
Imagem: divulgação

Desde sua criação, Wakanda permanece como uma grande nação com seu rei Pantera Negra. Porém, todo rei precisa de uma boa segurança, neste momento surgem as Dora Milaje. 

Mas você sabe quem são essas mulheres poderosas que sempre aparecem ao lado de T’Challa, príncipe de Wakanda? Pantera Negra foi criado nos anos 60 pela Marvel Comics e as Dora Milaje foram criadas somente em 1998 e desde então aparecem constantemente nas publicações.

Também conhecidas como Adored Ones, as guerreiras criaram uma guarda feminina com o intuito de criar harmonia entre as tribos rivais de Wakanda.

dora-milaje-beleza-black-power
Dora Milaje

Em sua origem, as Dora Milaje são um grupo de mulheres guerreiras que atuam como guarda-costas do rei Pantera Negra. As guerreiras são de tribos diferentes e todas (em teoria, segundo a HQ) são candidatas a rainha, dessa maneira todas são consideradas noivas do rei ou pretendentes.

Como as coisas sempre podem melhorar, o produtor do filme Nate Moore afirmou que optou por alterar um pouco a história dessas mulheres, ao meu ver, para melhor.

“Elas são uma grande parte do filme. Como vocês sabem, Danai Gurira interpreta Okoye que, em nosso mundo, é a chefe das Dora e uma personagem fundamental. Explorando como elas funcionam, seu papel em Wakanda e sua relação com o rei é uma grande parte da narrativa.Você sabe, essa era uma espécie de parte original de Christopher Priest, onde estavam todas as noivas, sentimos que não eram necessárias para contar a história da Dora e de uma maneira que todos nós rejeitamos como sendo um pouco assustador. Então não vamos explorar isso.”
danai-blackpanther.jpg
Imagem: divulgação

A guarda do rei, Dora Milaje sao equipadas com a alta tecnologia desenvolvida em Wakanda. Com armaduras e várias armas de vibranium, as guerreiras utilizam também aeronaves e mochilas à jato. Eu quero muito ver isso no filme, muito mesmo.

Entre as integrantes das Dora Milaje estão Nakia, Shuri, Okoye No filme, serão interpretadas por Lupita Nyong’o (Doze anos de Escravidão), Letitia Wright (Black Mirror) e  Danai Gurira  (“The Walking Dead”).

dora milaje pantera negra

dora-milaje-pantera-negra
Imagem: divulgação

Vale destacar a história de Nakia, que será interpretada por Lupita Nyong’o, foi uma das primeiras guerreiras escolhidas para estar ao lado do T’challa, porém Nakia cultivava uma relação de amor por Tc’halla e tinha esperanças de tornar-se uma nova rainha. Obviamente não funcionou, pois apesar de T’challa ter todas as guerreiras como “noivas”, não existia uma relação de amor e sim de paternalismo. Seus ciúmes por T’challa consequentemente desencadearam algum desentendimentos na ordem e Nakia acabou abandonando as Dora Milaje, tornando-se uma vilã.

dora-milaje-pantera-negra.png
Imagem: Divulgação

Nakia era apaixonada por T’Challa e tinha esperanças em se tornar sua rainha. Seus ciúmes por T’Challa fez com com que tivesse problemas com a ordem e abandonasse as Dora Milaje para se tornar uma vilã. Entre as outras guerreiras importantes para o clã está Okoye, que foi uma das primeiras mulheres a integrar as Dora Milaje que sempre teve o foco em tornar-se uma grande guerreira. Outros nomes importantes entre as guerreiras estão M’yra, Aneka, Ayo,

As guerreiras Dora Milaje são importantíssimas para a trama e pelo que vimos nos trailers, serão muito bem representadas.  Imponentes e responsáveis pela guarda do rei, as guerreiras estarão presentes no filme que estreia no dia 15 de fevereiro no Brasil.

pantera negra.gif

Há muito o que se falar sobre o filme, que pela primeira vez terá um super herói negro. Imaginem um filme com 90% do elenco negro, onde os personagens são importantes, longe de estereótipos ou subalternidade. Grande parte dos diálogos, obviamente, foram filmados em inglês, porém segundo os produtores alguns diálogos foram ditos em Xhosa, a língua natal de Nelson Mandela e um dos onze idiomas oficiais da África do Sul.

Um rei, um grupo de mulheres fortes e guerreiras e uma nação autossuficiente. É exatamente isso que veremos no cinema.

panteranegra-idioma-wakanda1-e1516751587970.jpg
Imagem: Divulgação

Ir ao cinema ver um filme como Pantera Negra é algo quase surreal para nós que quase sempre ficamos fora das premiações, da tv e do cinema. O momento é nosso, sim.

As primeiras impressões segundo os críticos foram mais do que perfeitas. Com um elenco maravilhoso formado por Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Forest Whitaker, Angela Bassett, Sterling K. Brown e mais nomes de peso, o filme traz expectativas altíssimas o que nos faz aguardar somente pelo melhor.

pantera negra
Imagem: Internet

E vocês, como estão? Empolgados? Por aqui não se fala em outra coisa. Chamem os amigos e vá ao cinema.

Aproveitem o filme e até a próxima.

Kelly Souza

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários em “Pantera Negra e as mulheres de Wakanda – as Dora Milaje”

  1. Eu acho que vale a pena curtir o filme, a diversidade que o filme oferece é incrível. Michael B. Jordan será impecável em seu novo filme. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Michael B. Jordan fez um excelente trabalho. Na minha opinião, Fahrenheit 451 será um dos melhores filmes de ficção cientifica de 2018. O ritmo do livro é é bom e consegue nos prender desde o princípio. O filme vai superar minhas expectativas. Além, acho que a sua participação neste filme realmente vai ajudar ao desenvolvimento da história.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s