cabelo, empoderamento, representatividade

Cabelo e negritude

Que ninguém é mais negra que ninguém por causa do cabelo, isso é bem óbvio.

Mas por qual o motivo então lutamos e incentivamos o uso do cabelo natural e sem químicas de alisamentos?

Hoje talvez você que alisa os cabelos pode dizer que o faz por se sentir bem ou mais bonita assim. Mas que tal voltarmos uns 10 ou 15 anos no tempo? muitas aqui ainda nem eram nascidas há tanto tempo assim, eu sei =) Lembrarmos da época da infância, onde ter um cabelo alisado nem sempre era questão de escolha.

Nossa luta até aqui é em prol do Empoderamento estético da mulher negra. Continuarei incentivando a libertação da química como uma válvula de escape e de tentativa de entrar num mundo no qual não pertencemos.

É um direito da mulher negra querer alisar seus cabelos ou fazer o que bem entenderem com o seu corpo. Desde que isso não acabe com sua autoestima ou a faça se sentir inferior por ter um cabelo alisado ou natural. Desde que isso não a faça de sentir maior ou menor que a outra por motivos estéticos.

estetica-negra-beleza-black-power.jpg
Imagem: Pinterest AHG

Quantas vezes da adolescência até a idade adulta, fomos forçadas a seguir um padrão estético que nada nos agradava? Quantas vezes na escola riram dos nossos cabelos quando em dias de chuva insistiam em não ficar “lisos”? Quantas vezes quando já adultas, em nossos trabalhos fomos julgadas e menosprezadas por nossos cabelos crespos e volumosos? Quantas vezes julgaram nossa competência baseado em nossa aparência, por sermos negras demais?

beleza-black-power.gif
Imagem tmblr aliciarobinsonart

Jamais poderei falar que toda mulher negra deve ter o cabelo natural, até porque passei por muitos anos alisando os meus cabelos e tenho várias pessoas em minha família que ainda alisam e são felizes. Porém, confesso que a cada mulher que deixa de alisar seus cabelos, sinto uma felicidade imensa.  Minha vontade é de sair gritando e abraçando uma por uma, pois sei das dificuldades que enfrentamos quando decidimos assumir nossos cabelos crespos. Não cacheados, com cachos perfeitos, mas crespos. Aquele cabelo que a sociedade continua não aceitando, mesmo quando as mulheres tem se aceitado mais.

 

Minha vontade é de sair gritando e abraçando uma por uma, pois sei das dificuldades que enfrentamos quando decidimos assumir nossos cabelos crespos. Não cacheados, com cachos perfeitos, mas crespos.

Você, mulher negra que alisa o cabelo. Vocês jamais será forçada a fazer algo que não quer. Você é dona do seu corpo e faz o que bem entende com ele. Alisa, corta, pinta de azul, trança, deixa natural ou fica loira. Mas lembre-se, nunca deixe com que a sociedade te engane dizendo entrelinhas o que é melhor para você.

estetica-negra-beleza-black-power.png
Imagem: tmblr aliciarobinsonart

Não tenha medo de ser quem você realmente é. Se você se sente mais bonita com seus cabelos alisados, ótimo. É isso que importa. Mas não faça isso por medo. Medo de deixar de ser aceita nos ambientes embranquecidos caso comece a usar seu cabelo black power. Você nunca deixará de ser negra, estando com os cabelos alisados ou não.

Sejam livres.

oie_transparent

Anúncios

5 comentários em “Cabelo e negritude”

  1. Acho essa libertação tão necessária como fundamental. Legal você escrever que nem toda mulher negra deve ou precisa utilizar seu cabelo natural, porque, no fundo o que realmente importa é ela ter a consciência de quem ela é, de onde ela veio, suas raízes e sua essência, ancestralidade e civilização, se reconhecer como mulher negra e definir qual o seu norte a partir disso posto que sua estrada não muda sua essência. Belo texto!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s