cinema, racismo, representatividade

Corra! | Get Out

Um filme de terror, com humor, ironia e a realidade sobre o racismo ditas de maneira sucinta. Encontramos tudo isso em “Corra!” (Get Out).

Lançado em maio 2017, o filme é dirigido por Jordan Peele e conta a história de Chris e sua namorada Rose. Chris é um homem negro, aparentemente bem sucedido e reconhecido profissionalmente como fotógrafo. Vale ressaltar nesse momento que Rose é branca, portanto já começamos com um relacionamento interracial, deixando claro que não acredito que seja um problema, mas em Corra! é uma das principais questões abordadas.

Um belo dia, Rose resolve apresentar Chris aos seus pais (brancos). Obviamente, Chris, sendo um homem negro, já demonstra apreensão quanto ao seu recebimento por toda a família branca da namorada (acredito que todos nós podemos passar por isso).

Chegando na casa dos familiares muita coisa acontece, além do que Chris imaginava. A maneira com que as pessoas brancas e ricas daquele ambiente tratam Chris chega a irritar quem está assistindo ao filme (principalmente se você se identificar com as situações). Quase 50 anos após termos assistido Advinha quem vem para jantar”, Corra! bebeu praticamente da mesma fonte, com o mesmo sucesso surpreendente.

É o primeiro filme dirigido por Jordan Peele e desejamos que venham muitos outros, porque estamos precisando de diretores com essa visão e desprendimento. O autor já havia adiantado, que suas inspirações para Corra! estavam em O Bebê de Rosemary (1968) e As Esposas de Stepford (1975), Jordan é famoso por fazer parte do elenco do humorístico MadTV e daí podemos perceber o porque do humor presente no longa.

jordan-peele-corra.jpg

Racismo velado (às vezes escancarado), hiperssexualização do homem negro, relacionamentos interraciais, escravidão. Passamos por um terror psicológico e físico maravilhoso. Bom roteiro, atual e dinâmico com falas bem precisas e ótimas atuações que faz pensar.

Daniel Kaluuya (Black Mirror) é o protagonista do filme, interpretando Chris e Allison Williams (Girls) como a namorada Rose. Estão também no elenco Caleb Landry Jones (X-Men: Primeira Classe), Catherine Ann Keener (Capote) e Lil Rel Howery (The Big Black Comedy Show).

Get-Out-(2017) Corra

Minha vontade ao escrever este texto e sobrecarregá-lo de spoilers, porém não o farei porque espero que todos vocês assistam. É necessário.

O filme além de entretenimento, traz uma discussão pontual sobre o racismo nos EUA, inclusive tem sido rotulado como o “terror da era Trump” e no seu final alternativo nos faz acordar para a realidade da violência policial com os jovens negros.

Imperdível e necessário!

Salas em cartaz em BH e região metropolitana: Cineart Cidade / Cinemark Diamond Mall/ Cineart Boulevard Shopping / Cinemark Pátio Savassi / Cineart Del Rey / Cineart Minas Shopping / Cineart Paragem Shopping / Cinemark BH Shopping / Cineart Itaú Power / Cineart Viashopping / Cinépolis Estação BH / Cineart Shopping Contagem / Cinemark Metropolitan Shopping Betim
 
Anúncios

1 thought on “Corra! | Get Out”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s