Literatura

Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie|Beleza Indica

Meta de vida era conseguir ler todos os livros da Chimamanda Ngozi Adichie (Meio Sol Amarelo , Americanah, Sejamos todos Feministas, Hibisco Roxo) que não são muitos, mas como o tempo é algo bem escasso para mim, estou indo aos poucos.

americanah-chimanda.jpg

Bom, o que dizer sobre Americanah? Que livro incrível! Muitas pessoas me disseram que era maravilhoso, mas não esperava tanto. Li aos pouquinhos para apreciar bastante a leitura.

A história da obra Americanah se inicia em Lagos, na Nigéria em 1990 e gira em torno do romance entre Ifemelu e Obinze ainda em tempos sombrios do governo militar. Em busca de melhores estudos, Ifemelu se muda para os EUA e se sai super bem por lá. Realizada academicamente, escritora de um blog famoso, Ifemelu torna-se uma mulher de sucesso com saudades de casa.

americanah.jpg

O que muito me prendeu e me fez morrer de amores por Americanah é o fato de Chimamanda trazer questões como racismo, a estética da mulher negra e o universo dos blog para sua história. Ifemelu é uma mulher negra, que descobre sua beleza no decorrer da história, descobre a beleza do seu cabelo crespo e da sua pele, além de escrever sobre questões que pensamos todos os dias em textos voltados para o mundo dos blogs, com um maravilhoso e preciso recorte racial.

americanah-chimamanda

Segundo a resvista Variety, Lupita Nyong’o (12 anos de escravidão) e David Oyelowo ( Selma) irão protagonizar a adaptação do livro para o cinema. Além de ser protgonista, Lupita também fará parte da produção do longa, juntamente com Brad Pitt (produtora Plan B). Aguardamos ansiosos e esperando que não seja uma decepção.

americanah-cinema

Novamente um romance belo, bem humorado, trazendo uma história de amor ao mesmo tempo discutindo questões atuais como  racismo, desigualdade e imigração.

Chimamanda sempre acertando em seus textos. Americanah é extremamente pontual, atual e necessário.

Leiam já.

13525_gg.jpg
Título original: AMERICANAH
Tradução: Julia Romeu
Capa: Claudia Espínola de Carvalho
Páginas: 520
Formato: 16.00 x 23.00 cm
Peso: 0.774 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento: 25/08/2014
ISBN: 9788535924732
Selo: Companhia das Letras

 

 

Anúncios

2 comentários em “Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie|Beleza Indica”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s