Hoje é dia de leitura! Adoraria ler muito mais do que consigo, devido às mil e uma tarefas desempenhadas. A indicação de hoje é o livro “O Pacto” de Joe Hill. Pra quem não sabe, Joe Hill é filho do incrível Stephen King e honra muitíssimo bem o nome do pai.
O Livro conta a história de um homem que precisa decidir entre o bem e mal, de maneiras inimagináveis.
Título: O Pacto
Autor: Joe Hill
Editora: Arqueiro (Sextante)
Páginas: 320
Ano: 2010
“Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida.
Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro.
Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Descobre também algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis.
Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora.
Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim.” Skoob
O livro além de ter uma narrativa empolgante, nos faz pensar sobre o bem e mal e se nós podemos decidir como vamos agir, sem colocarmos a culpa no demônio ou em Deus.
Joe Hill também coloca muita musicalidade em seus livros, assim como King. O que é muito satisfatório. Sempre com muito Rock’n Roll ( Ramones e cia Ltda), o autor nos coloca na história e nos faz sentir um misto de raiva e compaixão.
“Se o pecado é uma ofensa a Deus e o Diabo pune o pecado, Deus e o diabo são duas faces da mesma moeda. Quando estava terminando de escrever o livro, me apeguei a uma outra interpretação: a de que o Diabo é uma desculpa para o ser humano justificar sua própria maldade. Se você prestar atenção, os personagens mais assustadores de meu livro são os humanos. Não precisamos do Diabo para fazer o mal.” Joe Hill em entrevista para a revista Época
Leitura leve e dinâmica contanto ao mesmo tempo uma história de amor e ódio. Com personagens muito bem construídos, nos apaixonamos pela personagem central e pelo romance do casal, porém durante a história a odiamos. O autor nos coloca contra a parede diversas vezes, em relação aos nossos sentimentos sobre os diversos personagens da trama.
Li Joe Hill pela primeira vez por acaso, quando comprei um livro que estava em promoção pela internet e me apaixonei. Quando soube que era filho de Stephen King, o amor aumentou.
Posso dizer sem medo que o livro é um dos melhores que já li e está entre meus favoritos.
O livro foi adaptado para o cinema em 2015 contando com Daniel Radcliffe e Joe Anderson no elenco, dirigido pelo francês Alexandre Aja. Infelizmente o filme deixou a desejar, levando em consideração que o livro é simplesmente maravilhoso.
Recomendo e muito a leitura, nem tanto o filme, mas tenho que certeza de que é uma história para guardar com muita admiração.
Por Kelly Souza