“Eu acho que a maioria das campanhas de beleza parte de uma falsa premissa: a de que mulheres precisam ser tratadas de um jeito infantil e se inspirarem em uma fantasia. As mulheres reais já se sentem inspiradas por outras mulheres reais, então, quem sabe, as campanhas devessem ir nessa direção.” Foram as palavras de Chimamanda Ngozi Adichie em entrevista a Vogue Britânica, sobre ser escolhida como a nova garota propaganda da Boots Nº7.
Nós mulheres negras sempre estivemos excluídas do mundo dos cosméticos. Duvido que alguma mulher negra nunca se sentiu reprimida ao pensar em usar um batom vermelho ou ao entrar numa loja para comprar uma base.
Maquiagem não é futilidade, quando pode contribuir para a auto estima de uma mulher, assim como ajudá-la a se encontrar. Isso aconteceu comigo. Não consegui usar um batom vermelho, devido aos meus traços e a minha pele, até que me encontrei. Ter Chimamanda como garota propaganda é representatividade e força.
Chimamanda também levantou a questão sobre o colorismo e a maquiagem “Uma das coisas que me deixa triste é ler histórias sobre uma garota de pele escura dizendo que finalmente está em paz com sua aparência. Há algo nisso realmente triste, porque ela não deveria nem ter que passar por essa jornada para estar ‘em paz’ com sua aparência. Deveria ser algo que ela já garantiu desde o começo” ainda ressalta que talvez o caminho para acabarmos com essa opressão seria a disseminação da diversidade das belezas também na mídia, com mulheres negras de cabelo crespo ou uma branca de cabelo vermelho.
Use o que você quiser e quando você quiser! Seja livre!
Por Kelly Souza
Apaixonante, essa mulher. E linda!
CurtirCurtir
Linda mesmo!!!
CurtirCurtir