Cultura, Sem categoria

Cultura e tradição em Minas Gerais

No dia 9 de outubro, aconteceu a Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Contagem/MG na Comunidade Quilombola dos Arturos.

A festa de Nossa Senhora do Rosário está ligada aos negros por meio dos Congados ou Congos. Embora algumas publicas históricas remetem-se a origem do Congado ao povo europeu, mas fontes ligam também a sua origem ao povo afro-brasileiro.

Segundo o povo negro, a origem do congado se deu quando uma imagem de Nossa Senhora do Rosário apareceu no mar.

“Uma escrava durante a madrugada, viu um resplendor no mar e voltou assustada para contar ao senhor. Os brancos mandaram um padre para rezar uma missa no lugar, mas nada adiantou. A Santa voltava para o mesmo lugar e não respondia às orações. Os negros ficaram sabendo e pediram ao senhor pra bater as músicas de nego ( cheio de expressões africanas). Obviamente  senhor desdenhou os negros, mas eles foram mesmo assim. Então os negros mais velhos, que eram os mais simples, tocaram e a santa respondeu indo até a praia. Mas esse é só o início da história.”

Pedro Bragança – Guarda de Moçambique / Arturos 

Com suas vestes típicas e cantos que remetem à África, os congados trazem a cultura e a tradição do povo negro para mais perto. É encantador!

Após a missa conga que foi realizada na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, ouve um encontro das Guardas de Congado de várias cidades de Minas Gerais num cortejo em direção à Comunidade dos Arturos.

Confira os registros do Beleza Black Power!

blog-congadoblog-congado-1blog-congado-2blog-congado-3blog-congado-4blog-congado-5blog-congado-6blog-congado-7blog-congado-8blog-congado-9blog-congado-11blog-congado-12blog-congado-13blog-congado-14blog-congado-15blog-congado-16

Fontes
http://www.unicamp.br/folclore/folc6/festa_rosario.html
http://www.religiosidadepopular.uaivip.com.br/congadorigem.htm

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s