No dia 9 de outubro, aconteceu a Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Contagem/MG na Comunidade Quilombola dos Arturos.
A festa de Nossa Senhora do Rosário está ligada aos negros por meio dos Congados ou Congos. Embora algumas publicas históricas remetem-se a origem do Congado ao povo europeu, mas fontes ligam também a sua origem ao povo afro-brasileiro.
Segundo o povo negro, a origem do congado se deu quando uma imagem de Nossa Senhora do Rosário apareceu no mar.
“Uma escrava durante a madrugada, viu um resplendor no mar e voltou assustada para contar ao senhor. Os brancos mandaram um padre para rezar uma missa no lugar, mas nada adiantou. A Santa voltava para o mesmo lugar e não respondia às orações. Os negros ficaram sabendo e pediram ao senhor pra bater as músicas de nego ( cheio de expressões africanas). Obviamente senhor desdenhou os negros, mas eles foram mesmo assim. Então os negros mais velhos, que eram os mais simples, tocaram e a santa respondeu indo até a praia. Mas esse é só o início da história.”
Pedro Bragança – Guarda de Moçambique / Arturos
Com suas vestes típicas e cantos que remetem à África, os congados trazem a cultura e a tradição do povo negro para mais perto. É encantador!
Após a missa conga que foi realizada na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, houve um encontro das Guardas de Congado de várias cidades de Minas Gerais num cortejo em direção à Comunidade dos Arturos.
Confira os registros do Beleza Black Power!
Fontes
http://www.unicamp.br/folclore/folc6/festa_rosario.html
http://www.religiosidadepopular.uaivip.com.br/congadorigem.htm