“Nossa, mas você se parece muito com aquela atriz da novela!”
“Você é a cara da Maju!”
“Nossa, você é irmã da Sharon? São idênticas.”
As pessoas (principalmente brancas) têm uma necessidade incontrolável de comparar pessoas negras, em especial as mulheres negras.
Normalmente ninguém compara uma mulher branca à outra mulher branca por mais que elas sejam idênticas, seguindo o mesmo padrão de beleza pré-estabelecido pela sociedade racista e preconceituosa. Mas o estranho é que todas as mulheres negras (TODAS) se parecem com alguém. Mas gente? Será mesmo?

Talvez a falta de referência seja tão grande que qualquer mulher negra de cabelo crespo, tende a ser idêntica a jornalista Maju Coutinho ou a atriz Sharon Menezes (atualmente Taís Araújo também), porque na realidade só conhecem essas mulheres negras de sucesso na TV. São as que mais aparecem.

Além da reflexão, pedimos encarecidamente que parem de nos comparar. Sabemos que todas as mulheres negras são lindas (adoraria parecer com a atriz Jéssica Hellen, mas não me pareço) e não precisam ser parecidas com outras para que sejam lindas a não ser que realmente sejam parecidas, o que é raro.
Caso você ache uma mulher negra bonita (ou não ache e queira forçar simpatia) e queira ser simpático (a), não é necessário que ela se pareça com outra pessoa. Apenas elogie: você é muito bonita. E fim.
Nós temos belezas diferentes e não somos todas iguais. Obrigada. De nada.
Por Kelly Souza
engraçado é que ontem minha irmã, que é uma negra de pele clara, disse pra mim “C viu como a miss brasil se parece com vc?” o branco dos olhos é igualzinho mesmo. kkk
também sou de bh!
CurtirCurtir
hahahaha pois é. Todas iguais.
CurtirCurtir