empoderamento, racismo

A estética negra e o racismo

Por quase toda a minha vida, me recusei a usar batons. Nada além do marronzinho discreto. O motivo? Minha boca era grande demais e o batom chamaria mais atenção do que gostaria de chamar. Não queria que notassem que minha boca era grande, uma boca de uma mulher negra.

beleza-black-power-batom.png

A estética negra é um problema para uma sociedade embranquecida que acredita que a beleza está nos traços europeus e na pele clara. Lembram-se quando Lupita Nyong’o foi escolhida como a mulher mais bonita do mundo? Pois é.

Tenho certeza que mesmo meio a esse empoderamento pela estética (do qual acho muito válido e de fato empoderador mesmo) muitas mulheres negras ainda odeiam seus traços, sua boca grande e seu nariz largo. Logo após o VMA (Video Music Awards), premiação promovida pela MTV Norte Americana, uma foto onde estava a filha de Beyoncé, Blue Ivy, foi bombardeada de comentários racistas quando à sua estética.

racismo.png

O motivo mais uma vez? Ela se parece com o pai e não com a mãe. Isso não é aceitável por alguns brancos não é mesmo? Muitos engolem Beyoncé por seus traços e pela sua pele mais clara, já até ouvi de alguns que ela não é negra. Beyoncé é negra, Jay Z é negro, logo a filha dos dois é negra, que coisa não?

Image: 2014 MTV Video Music Awards - Showvmas-blue-ivy

Aprendam que dizer que é uma questão de gosto não cola mais. Isso é racismo e gosto é construção social. Depois de alguns anos percebi que minha boca é do jeitinho que deveria ser: linda, assim como meu nariz e minha pele preta.

E vocês que ainda insistem em dizer que somente o nariz fino e a boca pequena são bonitos, revejam seus conceitos sobre beleza. Vocês não sabem de nada. Somos maravilhosas!

Por Kelly Souza

bbp_texto

Anúncios

3 thoughts on “A estética negra e o racismo”

  1. A mas pura verdade cada um tem que se aceitar do jeito que é é a pele negra e linda sou negra com orgulho e as pessoas racistas tem que rever seus conceitos pois todo mundo é do jeito que Deus permitiu que fôssemos assim é parabéns a nossa cor

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s