cabelo, empoderamento, representatividade

O cabelo 4 c não vende?

Já falei aqui sobre as empresas simplesmente não enxergarem as mulheres negras de cabelos crespos como potenciais consumidoras. A dificuldade que temos para encontrar maquiagem no tom certo, creme de pentear, shampoo e muitas outras coisas é imensa ainda em 2016.

As empresas tem começado a mudar esse pensamento, mas a passos lentos. Bem lentos.

Ainda assim, não se vê modelos de cabelo crespo (crespo mesmo, sem cachos,  puramente 4c ou 4b mesclado com 4c ) e quando elas existem, os cabelos são sempre bem baixinhos nada de volume, o volume só é bonito quando existem CACHOS. Não que as carecas sejam feias (muito pelo contrário) mas convenhamos que cabelo grande, só se tiver balanço ou mais uma vez “cachos”.

O cabelo 4c não gera lucro às empresas? O cabelo 4c não vende? O cabelo 4c não é bonito?

Um dia ainda me cansarei de falar sobre isso, mas não por agora. Quero que as empresas vejam que nós, mulheres negras de pele escura e cabelo crespo também consumimos. Que nossos cabelos crespos “fora do padrão” também são bonitos.

Nós, depois de muita luta e sofrimento descobrimos que somos lindas com nossos cabelos sem definição, sem cachinhos e crespos. Que não temos cabelo duro ou ruim, mas sim cabelos lindos e que cuidamos com tanto carinho.

cabelo-crespo-4c.png
Fonte: Pinterest

Então queridas empresas: nossos cabelos não precisam ser penteados todos os dias, muito menos molhados todos os dias, mas precisam de cuidados como qualquer outro tipo de cabelo com os “cachos” que vocês tanto adoram. Utilizamos creme de pentear, creme de hidratação, óleos e gel (por mais incrível que possa parecer para vocês) como as moças de cabelos cacheados. Então vejam que somos um público consumidor também. E não adianta escrever que o produto é pra cabelo tipo 4 b /c só pra vender, porque isso também não funciona mais. Consumimos conscientemente e se não nos virmos nos produtos, também não compraremos e continuaremos usando óleo de coco e maionese no cabelo sem nenhum problema, muito pelo contrário.

O cabelo crespo dá menos trabalho, sim, mas isso não quer dizer que “saímos na rua de qualquer jeito” ou que não cuidamos da nossa aparência. NOSSO CABELO SÓ É CRESPO, SEM CACHOS, SEM DEFINIÇÃO MESMO E NÃO FAZEMOS A MENOR QUESTÃO DISSO.

Sei que ainda falaremos sobre isso, por muitos e muitos anos. Sei também que o racismo, às vezes velado, às vezes escancarado, permanece e permanecerá por muitos anos. Mas o amor próprio (caso ele ainda não exista) pode começar agora.

Por Kelly Souza

bbp_texto

 

Anúncios

8 thoughts on “O cabelo 4 c não vende?”

  1. Vejo que ainda tem mta gente que acha que o cabelo 4c simplesmente “fica” com a textura natural por relaxo da pessoa. Já ouvi muitas vezes me chamarem de ‘cabelo de mendigo’ na rua e coisas do tipo. O pior é q tem pessoas que manjam muuuito de cabelo afro e ainda assim acham que não é normal, q tem ficar fazendo mil texturizações pra ficar com uma textura aceitável. D:
    Precisamos de mais conscientização quanto a isso.

    Ótimo post!

    Curtir

  2. Texto incrível e uma triste realidade, a desvalorização de quem somos da nossa identidade, confesso que isso me entristece, a mídia nos olha mas não nos enxerga e nos limita com suas próprias convicções do que é natural para eles, um cabelo cacheado é natural mas e se o meu cabelo não cacheia ? Ele continua sendo meu e continua sendo muito bem cuidado ! Infelizmente ainda não nos libertaram, ainda ditam um modelo a ser aceito e seguido, mas eu creio que vamos vencer mais essa pois estamos posicionadas. Já há exemplos de bons produtos para o nosso tipo de cabelo, mas as próprias empresas desconhecem o que vendem, fazer oque rs. Beijos

    Curtir

  3. Oi Kelly, tudo bem? Parabéns pelo texto!

    Discordo que o cabelo 4c não precisa ser penteado e molhado todos os dias, e que dá menos trabalho. Todos os dias separo entre 15 e 20 minutos para penteá-lo e esse processo inclui molhar ou umedecer, passar creme e óleo mecha por mecha. Para manter um 4c hidratado, os cuidados devem ser diários, pois sua textura é naturalmente seca. Na realidade, para manter um cabelo bem hidratado e com brilho, dá muito trabalho, independentemente do tipo do cabelo, pois requer disciplina e paciência.

    Beijos. 😉

    Curtir

    1. Oi, Paloma. Que bom que você gostou do texto. Entendo que o seu cabelo te dá um pouco de trabalho, mas por escolha sua, me entende? Eu não penteio todos os dias e conheço muitas garotas que não o fazem. Digo por minha experiência, que meu cabelo quando ainda alisado me dava o dobro de trabalho, hoje não tenho nenhum. Não que não tenha amor e cuidados, mas os cuidados não se resumem em pentear os cabelos diariamente. Você encontra várias dicas de cremes e hidratações no blog, inclusive. Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s