Literatura

Série Leia Autores Negros – Aline França

Nascida em 1948 na Bahia, Aline dos Santos França começou a escrever ainda criança, enquanto acompanhava os pais no trabalho com a agricultura.

Aline foi funcionária da Universidade Federal da Bahia ainda na década de 70 e na década de 80 participou de comissões julgadoras de concursos (Miss Bahia), produziu espetáculos populares e de debates sobre o papel da mulher e do negro na literatura afro-brasileira.

Sua principal obra publicada, foi a “A mulher de Aleduma” de 1982. Epopeia onde as populações afro-brasileiras são exaltadas com orgulho de suas origens e lutas afirmativas.

 

– Sou uma mulher de fino trato, não iria apertar a mão desse negro que só tem água salgada na cabeça, tenho nojo dos negros. Uma bofetada forte fez Eleonora soltar um grito de dor. Bibiana lhe falava em voz alta: – Respeite essa raça, eles vão achar a solução para salvar o mundo. – Esse gesto é por amor a raça negra, ou é apenas histerismo? – Perguntou Eleonora zombateiramente. – Entenda como quiser, queria ter por um dia a força da mente desse povo que você tanto desvaloriza. Respondeu Bibiana sem demonstrar o sorriso que sempre tinha nos lábios. – Por que ficou tão ofendida? Por acaso é protetora dessa gente? – Seria muita sorte ter o poder de proteger esse povo, gostaria de ser filha do primeiro casal de IGNUM: – Disse Bibiana olhando para “A Filha Doce”. – Que diabos é IGNUM? – Perguntou Eleonora sorrindo. – É melhor nada responder, seu materialismo me impede.
(Trecho de A mulher de Aleduma, 1981, 2 ed., 1985, p.56).

Obras Publicadas

  • Negão Dony. Salvador: Prefeitura de Salvador, 1978.
  • A mulher de Aleduma. Salvador: Clarindo Silva e Cia. Ltda., Tipografia São Judas Tadeu, 1981. 2 ed. Salvador: Ianamá, 1985. (ambas esgotadas)
  • Os estandartes. Salvador: Editora Littera, 1993. 2 ed. Salvador: Editora BDA-BAHIA LTDA., 1995.
  • Antologias Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 2, Consolidação. Organização de Eduardo de Assis Duarte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

O espetáculo Vozes Negras homenageia várias escritoras negras, como Conceição Evaristo, Miriam Alves, Mel Adún, Lívia Natália, Urânia Munzanzu, Rita Santana, Alzira Rufino e Aline França . Confira um trecho:

__________________________________________

Links de Referência

Blog com matérias sobre a autora
http://mulherdealeduma.blogspot.com.br/

Vozes Literárias de Escritoras negras
http://www.ufrb.edu.br/editora/component/phocadownload/category/2-e-books?download=19:vozes-literarias-de-escritoras-negras

bbp_texto

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s