O autor escolhido da série leia autores negros de hoje é Flávio dos Santos Gomes.
Flávio dos Santos Gomes, é carioca e bacharel em Ciências Sociais, mestre em História Social do Trabalho e doutor em História Social, pela Unicamp.
O autor tem livros publicados, coletâneas e artigos na área do Brasil colonial e pós-colonial, onde escreve sobre a escravidão, fronteiras e a condição dos negros no campo. Flávio possui dezenas de artigos e colaborações em obras de diversos autores, assim como excelentes pesquisas publicadas em seu nome. Atualmente Flávio dos Santos Gomes, é pesquisador Cientsta da FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e desenvolve pesquisas em história, escravidão e pós-emancipação do Brasil.
Obras Publicadas
- O Alufá Rufino (2010) – Autor
- De olho em Zumbi dos Palmares (2011) – Autor
- Histórias de Quilombolas (2006) – Autor
- Mocambos e Quilombos (2015) – Autor
- Liberdade por um fio (1996) – Organizador
Em entrevista, o professor Flávio dos Santos Gomes descreve toda a sua experiência e interesse em pesquisas sobre o Quilombo dos Palmares e seu líder Zumbi, assim como discussões sobre racismo e direitos da população negra.
“Na metade do século, a população palmarista alcançava entre 6 mil e 8 mil pessoas, embora alguns cronistas da época ainda com mais exagero falassem de 20 mil a 30 mil. Podiam ser mesmo milhares de moradores, divididos em aldeias estáveis e/ou acampamentos improvisados nas bordas das serras e vizinhanças das vilas. Em Palmares, ao que se sabe, os povoados mais importantes eram conhecidos pelo nome de sua localização geográfica ou de seus chefes e comandantes militares. Macaco — principal deles e também o mais habitado — era o centro político e administrativo, e funcionava como capital. Alguns povoados eram utilizados como espaços de preparação para os combates.”Trecho do livro “De olho em Zumbi dos Palmares – História, símbolos, e memória social”
Leia Flávio dos Santos Gomes! Leia autores negros!
Confira mais autores da série “Leia Autores Negros”.
Cheguei aqui buscando uma foto do professor Flávio Gomes. Assisto, na condição de homem branco, hétero e cisgênero, com imenso entusiamo o crescente empoderamento das comunidades negras no Brasil. Sobre tudo do movimento feminista negro, que, como a filosofa Angela Davis afirmou em visita a Bahia, é atualmente o movimento social brasileiro mais importante. O resgate e visibilidade dos diversos discursos de negras e negros é fundamental para a emancipação de todos. Parabéns pelo trabalho.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Marcel. Fico feliz que tenha gostado. Abraços!
CurtirCurtir