Literatura

Série Leia Autores Negros – Flávio dos Santos Gomes

O autor escolhido da série leia autores negros de hoje é  Flávio dos Santos Gomes.

Flávio dos Santos Gomes, é carioca e bacharel em Ciências Sociais, mestre em História Social do Trabalho e doutor em História Social, pela Unicamp.

O autor tem livros publicados, coletâneas e artigos na área do Brasil colonial e pós-colonial, onde escreve sobre a escravidão, fronteiras e a condição dos negros no campo. Flávio possui dezenas de artigos e colaborações em obras de diversos autores, assim como excelentes pesquisas publicadas em seu nome. Atualmente Flávio dos Santos Gomes, é pesquisador Cientsta da FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e desenvolve pesquisas em história, escravidão e pós-emancipação do Brasil.

Obras Publicadas

  • O Alufá Rufino (2010) – Autor
  • De olho em Zumbi dos Palmares (2011) – Autor
  • Histórias de Quilombolas (2006) – Autor
  • Mocambos e Quilombos (2015) – Autor
  • Liberdade por um fio (1996) – Organizador

Em entrevista, o professor Flávio dos Santos Gomes descreve toda a sua experiência e interesse em pesquisas sobre o Quilombo dos Palmares e seu líder Zumbi, assim como discussões sobre racismo e direitos da população negra.

“Na metade do século,  a população palmarista alcançava entre 6 mil e 8 mil pessoas, embora alguns cronistas da época ainda com mais exagero falassem de 20 mil a 30 mil. Podiam ser mesmo milhares de moradores, divididos em aldeias estáveis e/ou acampamentos improvisados nas bordas das serras e vizinhanças das vilas. Em Palmares, ao que se sabe, os povoados mais importantes eram conhecidos pelo nome de sua localização geográfica ou de seus chefes e comandantes militares. Macaco — principal deles e também o mais habitado — era o centro político e administrativo, e funcionava como capital. Alguns povoados eram utilizados como espaços de preparação para os combates.”Trecho do livro “De olho em Zumbi dos Palmares – História, símbolos, e memória social”

Leia Flávio dos Santos Gomes! Leia autores negros!

Confira mais autores da série “Leia Autores Negros”.

 

Anúncios

3 thoughts on “Série Leia Autores Negros – Flávio dos Santos Gomes”

  1. Cheguei aqui buscando uma foto do professor Flávio Gomes. Assisto, na condição de homem branco, hétero e cisgênero, com imenso entusiamo o crescente empoderamento das comunidades negras no Brasil. Sobre tudo do movimento feminista negro, que, como a filosofa Angela Davis afirmou em visita a Bahia, é atualmente o movimento social brasileiro mais importante. O resgate e visibilidade dos diversos discursos de negras e negros é fundamental para a emancipação de todos. Parabéns pelo trabalho.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s