“Artista multimídia. Contadora de histórias. Bailarina, coreógrafa, professora de danças afro-brasileiras. Pedagoga com habilitações em Orientação Educacional, Administração Escolar e Deficiência Intelectual. Doutora em Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Especialista na temática das relações étnico-raciais, participando de conferências, congressos, simpósios etc. Experiência em assessoria na implementação da lei 10.639/03 nos municípios de Diadema (desde 2005) e São Paulo, na DOT-P-Guaianases (2013). Ministrante de cursos e oficinas sobre corporeidade afro-brasileira. Ativista do movimento negro. Orientadora Espiritual (Iyalorixá) através do jogo de búzios e numerologia africana.”
Esta é a biografia da escritora Kiusam Regina de Oliveira, nascida em Santo André. Ativista e feminista do movimento negro, Kiusam divide todo seu talento entre ser escritora, contadora de histórias, coreógrafa, bailarina, professora de dança afro, além de ser orientadora espiritual (Iyalorixá). Seu livro “O mundo no Black Power de Tayó” é premiado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) – Cultura Negra / 2012.
Kiusam tem suas origens no Candomblé, o que a permite escrever com propriedade sobre o tema, como contações de histórias e mitos iorubanos que empoderam mulheres e sua obra Omo-Oba: Histórias de Princesas (recomendado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil /2010).
Obras da Autora
- Omo-Oba: Histórias de Princesas (Mazza, 2009)
- O mundo no black power de Tayó (Peirópolis, 2013)
- O mar que banha a ilha de Goré (Peirópolis, no prelo)
- Omo-Oba: Histórias de Príncipes (Global, no prelo)
Além das obras literárias, Kiusam tem vários artigos publicados e é membro atuante na implementação da Lei 10.639 em Diadema/SP.
Confira este programa maravilhoso, onde as crianças descobrem o mundo de Tayó:
Leia autores negros para seus filhos! Leia Kiusam de Oliveira!
_____________________
Site da Autora
http://www.kiusam.com.br/livros/
Olá, que legal. Acabei de ver e já levei para minha página no Face. Obrigada.
CurtirCurtir
Eu que agradeço! Foi um prazer escrever sobre suas obras! Abraços!
CurtirCurtir