cinema, Cultura, representatividade

Quanto mais claro melhor.

Bom, esta semana, após os reboliços do Oscar, nos deparamos com o trailer do filme biográfico sobre Nina Simone, intitulado “Nina”.

No filme que contará a história da carreira e seu envolvimento com o Movimento Negro nos EUA, a atriz Zoe Saldana ficou responsável por interpretar Nina Simone. Zoe é conhecida por atuar em filmes de grande bilheteria, como Avatar e Guardiões da Galáxia.

O trailer do filme foi divulgado e recebido com muitas críticas. Segundo sites norte americanos, a própria filha de Nina  não autorizou as filmagens.

nina_critica_

“Vou lhe dizer o que liberdade é para mim: não ter medo #NinaSimone”  disse Zoe Saldana

“História legal mas, por favor, tire o nome de Nina de sua boca. Pelo resto de sua vida”, respondeu a família de Nina Simone em seu perfil oficial. Desde o início das gravações, a família se colocou completamente contra ao filme.

Onde está o problema nisso tudo. Bom, Zoe é uma excelente atriz, porém em nada se assemelha fisicamente a talentosa Nina Simone, que é exatamente o que se espera em um filme bibliográfico. Zoe é negra sim, mas possui a pele clara e os traços finos (não que não existam negros de traços finos, mas sabemos que estes são bem mais aceitos socialmente).

download

A solução que a produção encontrou para trazer a fisionomia de Zoe mais próxima a de Nina, foi (PASMEM) escurecer a sua pele.

zoe_saldana

zoe-nina-simone

Com uma maquiagem nitidamente mais escura, a produção tentou fazer com que a pele de Zoe parecida com a de Nina Simone. Isso muito incomodou e com razão, pois é muito grave.

Falta de respeito à memória de Nina, agregada à falta de oportunidade a várias outras atrizes negras, que certamente fariam o papel maravilhosamente bem.

Há uma gama gigantesca de atrizes negras que poderiam interpretar Nina perfeitamente bem, sem a necessidade de que escurecessem seus rostos com maquiagem. Vejam algumas delas:

Alfre Woodard
Alfre Woodard
danai_gurira
Danai Gurira
lupita_nyongo
Lupita Nyong’o
uzo_aduba_nina
Uzo Aduba
viola_davis_nina
Viola Davis
whoopi goldberg
Woopi Goldberg

Além destas, existem várias outras atrizes negras lindas e extremante competentes que poderiam interpretar Nina de forma decente. A falta delas, não é uma desculpa.

A questão é: não adianta o mundo negar e não querer discutir sobre o colorismo. Ele existe e está cada vez mais presente. Acompanhamos isso no cinema nacional e também na TV.

Meu sonho é um dia ver alguma atriz de pele preta e nariz largo como Lupita Nyong’o num papel principal, interpretando um personagem importante e com seu cabelo natural e sem apelo sexual.

Até então, comemoremos a ascensão de atrizes de pele clara e traços finos. Não que estas mereçam menos, é somente que todas merecem muito de forma igualitária, sendo julgadas pelo talento e não pela cor da pele.

Ainda me resta um pouco de esperança.

BBP

 

_______________________________________________

ADENDO IMPORTANTÍSSIMO!!!

Não podemos deixar de citar as maravilhosas atrizes de pele preta, que muito representaram e ainda representam: Zezé Mota, Ruth de Souza, Neusa Borges e Zezeh Barbosa (adoraria citar mais).

atrizes_pretas_brasileiras

_______________

Adendo 2

Acabei me esquecendo da nossa maravilhosa Lea Garcia, que tanto contribuiu para o teatro e tv no Brasil. Um erro que admito ser praticamente inadmissível, mas como o Beleza Black Power conta com leitores (as) incríveis, fui alertada desse esquecimento.

Lea-Garcia-beleza-black-power

Muito obrigada, Mariana Santos pela lembrança. Segue uma entrevista linda com a atriz para quem quiser (acho super válido) saber mais sobre sua vida e carreira.

http://www.mulheresdocinemabrasileiro.com/site/entrevistas_depoimentos/visualiza/72/Lea-Garcia

 

Anúncios

5 thoughts on “Quanto mais claro melhor.”

  1. Concordo e quase tudo, mas “traços finos” não e de brancos, lábios fino,cabelo liso e nariz fino tem em negros da Africa, Índia e Oriente Médio. O maior problema da Zoe e sua cor mais clara, e isso que não podemos deixar batido, tem que ser uma atora da cor da Nina. Quando falamos que todos descende de Africanos e porque tem todo fenótipo e genótipo humano na Africa, pesquisem os kloisan e hamba são pessoas de crânio mongol e igual os chineses. E na Africa do Norte e Índia tem negros que tem o mesmo crânio do branco. Mas claro eu comentei isso para negros não se confundirem e entende que os “traços finos e sinal de brancura.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s