racismo, unhas

As mãos pretas e o racismo

Já falei por aqui sobre a questão dos batons em nossa pele negra.

Até dois anos atrás eu não usava nenhum tipo de batom (quando usava era marrom, praticamente da cor da pele) simplesmente por achar minha boca grande demais para ser colorida. A sociedade sempre me disse que não podia e eu segui a risca.

O mesmo acontece com roupas ou até mesmo esmaltes. Devemos usar somente tons terra ou cores discretas, nada muito chamativo. As mulheres do século 21 já não se portam conforme as regras impostas pela sociedade, felizmente.

Onde quero chegar com isso. Ainda ontem, dia 21 de fevereiro de 2016, uma certa marca de esmaltes que tem o costume de postar em sua rede social de imagens Instagram, fotos de pessoas que utilizam a sua marca. Até então, quase sempre mão brancas.

A mão escolhida foi a da blogueira Naomi Faustino, que escreve para o The Black Cupcake. Pronto. A afronta estava feita e o racismo apareceu.

esmaltes.jpg

Frases dizendo que as unhas estavam horríveis, que o esmalte não combinou, que estava mal feita e o que mais espantou “que parecia uma mão suja” (!)  foram escritas nos comentários da imagem. E espantem-se, a cor era um tom terra, aqueles tons que sempre disseram  que deveríamos usar.

maos_preta.jpg
Imagem publicada das mãos da Blogueira Naomi Faustino

A questão é: coisas assim acontecem com mãos brancas? Não, obviamente não.

Existem somente duas imagens de mãos negras em todas as ultimas imagens postadas pela página. As mulheres negras não podem utilizar esmaltes? Ou deve usar somente o que vocês querem que usemos?

Aconteceu o mesmo com a imagem postada das mãos da blogueira Juliene Tshiswaka, do blog Pintei as unhas.

esmalte_mao_negra.jpg
Imagem das unhas da blogueira Juliene Tshiswaka do blog Pintei as Unhas

A mulher negra não pode sequer aparecer como modelo de esmaltes, que o racismo chega até ela. Estamos incomodando  o mundo da moda? Acredito que sim.

Até o término deste post, ainda aguardávamos um posicionamento da marca. Esperamos que aconteça em breve, pois uma empresa que se cala frente questões como esta, é tão racista quanto quem comentou.

____________________

*Atualização 22 de fevereiro 2016

Posicionamento da empresa:

posicionamento_risque_beleza_

Tirem suas conclusões e continuem acompanhando os posts da página. Queremos mais representatividade.

BBP

Anúncios

2 thoughts on “As mãos pretas e o racismo”

  1. É deprimente que ainda aconteçam casos assim, mas não devemos esmorecer. O caminho é longo e, graças a Deus, não estamos sozinhos. A semente foi plantada e muita gente já se conscientizou. A beleza está nos olhos de quem vê e no coração de quem a sente… mas quantos cegos e impiedosos por aí. Ainda veremos todas as mãos se entrelaçando: negras, brancas, amarelas, lindas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s