“Fiz meu BC há quase 1 ano e o scab hair ainda está aqui. Meu cabelo não forma cachos.”
Scab Hair: é o primeiro cabelo pós bc. Normamente é mais seco e áspero, devido às químicas utilizadas durante anos. O couro cabeludo ainda está se recuperando dos alisamentos e relaxamentos, por isso este “primeiro cabelo” tende a ser um pouco diferente do seu cabelo verdadeiramente natural.

Já perdi a conta de quantas vezes já escutei frases deste tipo. É triste ter que me segurar algumas vezes para não dizer que na verdade a falta de cachos pode não ser scab hair, mas sim um cabelo tipo 4c.
Saiba mais sobre os tipos de cabelo aqui.
Não é a primeira vez que falo sobre a hierarquização dos cabelos aqui no blog (leia mais aqui), mas é um assunto sempre atual e presente em nosso dia a dia. Convivo com isso constantemente.
A questão de não querer ter um cabelo sem cachos, muitas vezes nos faz ter a alta estima baixa e uma dificuldade enorme de nos assumirmos crespas. Eu mesma já me balancei várias vezes quando em eventos fui menosprezada (sim!) e simplesmente ignorada por não ter cachos perfeitos (e olha que tenho um cabelo muito misturado, entre 4b e 4c).
Meu cabelo cresce pra cima, sim!! Meu cabelo não tem cachos enroladinhos e não preciso me virar de cabeça pra baixo para dar volume a ele. Curto ou enorme, nossos cabelos são lindos, sim!
O problema muitas vezes não está em nós, nós somos lindas, poderosas e sabemos disso. A sociedade é que não nos aceitou ainda.
Ouvimos a vida inteira que temos cabelo de bombril, cabelo ruim, carapinha, “corta este cabelo”, cabelo duro. Quando pensei que isso já era fato vencido e passado (entre as pessoas negras, porque entre as brancas o preonceito ainda é enorme), percebi que só demos o primeiro passo. A caminhada é longa e pesada. Ainda criam músicas falando mal dos nossos cabelos, ainda riem dos nossos cabelos.
Por mais que falemos em revolução crespa, na verdade ela ainda é cacheada. E precisa amadurecer muito para perceber que um cabelo curto e crespo, pode e é muito lindo.
E vou além: não sejam hipócritas. “Ah, mas eu queria ter um cabelo igual ao seu.” Disse a loira do cabelo liso. Não, moça! Você não quer um cabelo igual ao meu e não precisa ser hipócrita. Você (que na maioria das vezes) despreza as meninas crespas, jogando seu cabelo liso, não precisa fingir ter empatia ao ponto de mentir sobre isso. Nos deixe em paz com nossas coroas!
Precisamos caminhar juntas. Precisamos nos impor. Já ouviram falar em nós por nós? É este o ponto.
Não adianta ter um cabelo tipo 4c e se inspirar em blogueiras 3c e 4a. Elas podem ajudar? Claro que podem, muitas dicas são super válidas e úteis, mas inspiração é algo muito importante e necessário para nosso auto reconhecimento.
Procure alguém que tenha o cabelo parecido com o seu e troque ideias e dicas. Tenho certeza que a caminhada será muito mais suave.
Não tenha pressa, seu cabelo vai crescer com o tempo. Curta cada momento, pois passam muito rápido. Sem neuras. Pessoas com o cabelo tipo 3 e 4a tem um crescimento mais aparente. Nosso cabelo encolhe o dobro do crescimento (nosso amado fator encolhimento), então relaxe. Pode fazer receitinha e técnicas que aceleram o crescimento? Claro que pode, mas sem neurose, POR FAVOR! Não se torture.
Escrevo este texto por mim e por nós. Meu cabelo é 4b e 4c, como todas vocês sabem e sinto na pele sobre o que escrevo e por isso o escrevo. Não o faria, se não tivesse a vivência necessária. Sei que quem tem um 4c puro, passa pelo exposto aqui e mais um pouco, por isso precisamos expor.
Pode parecer clichê, mas a verdade é que unidas somos mais fortes! Não desistam do natural. Não é só por cabelo e todas nós sabemos disso!
Por hoje é só. Abraços e até mais! =)
Meu cabelo é tipo 4c. Acho ele lindo. Mas é muito difícil sim. Lidar com a encheção de saco alheia, suportar olhares tortos, me sentir péssima com a ausência de representatividade… E o meu nem cresceu muito ainda. Às vezes dá vontade de desistir de tudo. É necessária muita força pra continuar.
CurtirCurtir
Oi, Mariana! Passei por isso quando cortei o cabelo e ainda passo, mesmo depois de um ano de bc. Precisamos nos apoiar e mostrar para as pessoas que somos lindas mesmo sem cachos. Força!
CurtirCurtir
Verdade
CurtirCurtir
Meu cabelo é bem crespo (não entendo desse negocio de 4abc), e sinceramente tento não me ofender com os olhares, sussurros ou quando falam alguma besteira a respeito dele, mas confesso que me machuca muito quando quem me pergunta quando é que essa moda vai passar ou fala pra mim ir em tal salão que lá eles passam um tal de super relaxante que forma uns cachinhos lindos nele é alguém da minha cor, do meu convívio, e que mora comigo.
CurtirCurtir
Sei como magoa ouvir esse tipo de coisa de alguém que mora com você ou é da sua própria família. Mas, as pessoas podem achar o que quiserem, infelizmente não podemos controlar o modo como outras pessoas vivem suas vidas. Tente focar em você, afinal você já esta em processo de reconstrução da identidade, assumiu seu cabelo natural e isso é exemplo de uma linda luta, é um ato politico de bater o pé e dizer: Sou linda e sou crespa,sim! Nós estamos avançando, vamos investir em nós mesmas e não ligar para os outros.
Abraço.
CurtirCurtir
Não podemos nos abater, Júnia. Sei o quanto é difícil, mas somos mais fortes juntas!
CurtirCurtir
Adorei o texto,os sentimentos expostos neles sim tem a ver comigo ,ainda não sei o tipo do meu cabelo pois estou com scab hair ontem fiz meu 2º big chop na esperança se sanar esse problema .´Muitos anos de química deste os meus 05 anos de idade .Uma coisa eu sei Ou Sou Crespa Ou Sou Cacheada ,Sou misturada kkkk filha de negro com branco ,mulata .Estou descobrindo meu cabelo e sem sombra de dúvidas nada mais lindo que um belo black power seja crespa ou cacheada .Estou num período difícil o da aceitação mais estou confiante e sei que todo esse cuidado que tenho vou colher frutos no futuro com uma bela juba de invejar qualquer um.Beijos a toda amigas crespas/cacheadas.Texto lindo parabéns
CurtirCurtir
Fico feliz em saber que você gostou do texto, Luciene! Saiba que todas nós, ou ao menos grande parte, também passou por este momento de descobrimento. É muito difícil alguém que tenha o cabelo de um tipo só, enfim, cuide do seu cabelo e o ame do jeitinho que ele é! Abraços! =)
CurtirCurtir
adorei seu blogger linda estou começando agora se puder visitar o meu bjs e boa sorte
CurtirCurtir
Que bom que gostou!! Vou ver o seu, sim! Bjos! =)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Kelly boa noite, meu nome é Carolina sou sua seguidora no instagram e amei o blog varios pots interessantissímos. Vários pontos a discutir uma fala sem enrolação e cheia de conhecimento muito bom isso. Meu cabelo é 4C deixei de fazer relaxamento em dezembro de 2014, até me tocar que meu cabelo poderia ser lindo natural foi dose mais ta lindo hoje cresceu muito. Passei a perceber que quando aprendemos a cuidar dele como devido o cabelo agradece, uso tranças de vez em quando para mudar mais sempre estou com ele solto e estou amando quero que ele cresça muitomais. Forte abraço e sucesso.
CurtirCurtir
Oi, Carolina! Fico muito feliz em saber um pouquinho da sua história e como vc se descobriu e hoje se ama como é! Muito bom saber também que vc gostou do blog, muito obrigada! Abraços. =)
CurtirCurtir
Estou conhecendo hoje o seu blog! Excelente texto! Espero que muitas meninas se inspirem!
CurtirCurtir
Fico feliz que tenha gostado!! Obrigada!
CurtirCurtir
Amei o post e acredito que o mais importante é nos aceitar. Há uma frustração no ar quando assumimos nossos cabelos naturais, por não formarem cachos, e acredito que mais das outras pessoas do que de nós mesmas rsrsrs. Meu cabelo é tipo 4b,c, mas como gosto de volume, garfo ele e deixo tipo c…amoo. Procuro não me preocupar com a opinião alheia, passo um batom e saio me sentindo poderosa kkk. Precisamos de mais representatividade não só nos blogs e vlogs…mas a cada dia vejo mais mulheres se assumindo e acho lindo. Temos que nos amar e nos valorizar. Somos lindas com nossos blacks.
CurtirCurtir
Que bom que gostou do post, Marcia! E é isso mesmo, somos lindas com nossos blacks! Abraços! =)
CurtirCurtir
MIM INSPIREI E IDENTIFIQUEI SOBRE ESSE POST, FOI BEM EXPLICADA ESSA COLOCAÇÃO SOBRE O CRESPO, A REALIDADE É QUE A GENTE TEM QUE SE ACEITAR DO JEITO QUE SOMOS.
CurtirCurtir
Adorei seu texto!Muito apropriado.Quando decidi parar com o “super relaxante”,e isso tem 3 anos,os blogs e páginas das cacheadas muito me ajudaram.Acreditava ,como vc,quem sem quimicas meus cabelos formariam lindos cachinhos…KKKK.Meu cabelo não cacheia…nem msm qdo fazia o super relaxante.Foram 17 anos.Ele frisava…em minha caminhada pelo o cabelo natural ,que na verdade se inicia com a incompatibilidade das tintas para colorir os brancos com o tal relaxante,estava com 60 anos,Fui para henna,fiz o cronograma capilar,ainda faço,quase tdas receitas caseira…e cadê os cachos ?O processo foi longo e por vzs doloroso mas valeu e vale a pena!Hoje sei que meus cabelos não cacheiam.Tenho um cabelo afro bem cuidado…gasto mais com ele do que quando relaxava…a maior parte dos cuidados tenho que fazer em casa…a falta de salôes de cabeleleiros com conhecimento de nossos cabelos ainda é mto grande…e olha que moro no RJ.Vou a um salão querendo fazer um umectação orientam para q eu faça um leve relaxante q faz o msm efeito….enfim por vzs tenho sdds de frequentar um salão em que resolvia td.Porém estou mto feliz com a minha escolha.Me sinto mto mais bela,empoderada,impondo minhas raizes em uma sociedade branca,racista , que não assume suas raìzes negra mas que hoje começa a dar visibilidade as cacheadas…..Acho que td é um processo e nós negras tipo 4 c estamos mais perto do que já estivemos…Reforço o caminho não é fácil…mas vale a pena!Se pensarmos q qtos sairam da escova, o liso, e se tornaram cacheadas…Bjs a tds…Adorei compartilhar..
..
CurtirCurtir
Fico muito feliz por vc, linda! Que bom que gostou do texto! Bjos
CurtirCurtir
Fiz BC a 1 ano e 4 meses mas faz apenas duas semanas que comecei o tratamento capilar , já notei mta diferença tanto no cabelo como na minha alto estima .
Mas as palavrinhas indiscretas vem justamente de parentes e conhecido .
Uma pessoa chegou em mim e disse nossa oque vc fez no cabelo tá bem bonito grande e com cachinhos fiquei feliz que abri aquele sorriso de satisfação aí veio o final da frase ” vai fica lindo quando crescer mais e vc alisar ele ” fiquei sem reação decepcionada pq temos que alisar se estamos contentes assim .
Mas o importante que estou mto feliz e aceitei meu cabelo assim como é e na medida do possível levo os comentários na brincadeira ou faço cara de paisagem kk , sigo aprendo com vc , te admirando bjs lindaaa
CurtirCurtir
Acho que todas nós passamos por isso, né Sabrina?! Mas vamos nos apoiando umas nas outras e ficamos mais fortes. Nós somos lindas! Bjos
CurtirCurtir