cabelo, empoderamento

Vamos falar sobre transição capilar?

É sempre bom falar sobre transição capilar, não é mesmo? Já contei aqui sobre a minha transição, mas nunca mencionei que passei por duas, sim, duas transições.

Bom, vamos aos fatos.

No início de 2013 decidi que teria meu cabelo natural. Entrei na transição. Fiquei por 6 meses sem química e optei por continuar o processo de tranças por mais 6 meses.

inicio-transicao-cabelo-tipo4-beleza-black-power.jpg
Inicio da 1ª Transição

 

trancas-primeira-transicao-beleza-black-power
Tranças durante a 1ª transição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foi um período muito complicado e sofrido, confesso. Ficar com o cabelo sem estar liso foi um martírio muito grande. Ainda não me aceitava como crespa e muito menos como tipo 4.

Em dezembro de 2013, criei coragem para tirar as tranças e assumir meu cabelo natural. Mas não foi desta vez. Assim que tirei as tranças, vi um cabelo seco e sem vida (além de crespo). Me senti um ET no salão (que acreditem, era afro), onde TODAS  as mulheres ao meu redor me olhavam com caras de espanto. Optei por continuar com as tranças.

Depois da decepção, fiquei sabendo por meio de parentes sobre um produto que “abria os cachos” sem alisar o cabelo. Era uma química bem próxima a oferecida pelo Beleza Natural. Como não queria meu cabelo crespo, pensei ter encontrado a solução.

Fiz o corte e  a primeira aplicação da química. Como meu cabelo estava com um pouco mais de 4 dedos de raiz, não tive coragem de fazer o BC (Big Chop:grande corte) e mantive as pontas lisas. Fui cortando as tais pontas, no decorrer das aplicações do produto.

 

primeira-transicao-beleza-black-power.jpg

Ao final de 4 (quatro) aplicações, meu cabelo estava assim.

final-processo-beleza-black-power.jpg

Utilizei a química de dezembro de 2013 a julho de 2014, quando finalmente decidi parar. Em julho de 2014, ao ver vários grupos no Facebook de mulheres lindas com seus cabelos naturais e após assistir vários videos de blogueiras crespas, decidi que teria finalmente meu cabelo natural. Acredito fielmente que foi um processo interno. Me aceitei negra e crespa.

Passei pela segunda transição no período de julho a outubro de 2014 e foi a melhor coisa que fiz na vida. Cada mês era uma conquista. Ver meus cabelos crescendo naturais, já não era um martírio, mas sim uma vitória.

inicio-segunda-transicao-beleza-black-power.jpg

 

Em outubro de 2014 finalmente fiz o meu segundo BC. O que considero de fato, o mais importante. Foi quando a mudança foi interna antes mesmo da estética.

Ao fazer o BC o choque foi grande. Um misto de alegria e liberdade. Me senti livre.

segundo-bc-beleza-black-power.jpg
BC realizado com sucesso!

Os cuidados que tive com o cabelo são quase todos os mesmos que ainda tenho após um 1 ano de BC e que conto para vocês aqui no Blog. A princípio, segui o cronograma capilar à risca.

cronograma capilar-beleza-black-power
Meu cronograma nos primeiros meses após o BC. Intercalado com umectações semanais.

 

kelly_1 anoBc_beleza_black_power.jpg
1 ano e 4 meses de BC

Bom, foi ótimo compartilhar minha trajetória com vocês e gostaria que vocês compartilhassem as suas  também! Caso queiram contar como foi a sua transição, mandem um e-mail de descrição e 2 fotos comparativas (antes e depois) para o e-mail belezablackpower@gmail.com e tenha a sua história divulgada aqui.

Abraços a até a próxima!=)

BBP

 

Anúncios

10 thoughts on “Vamos falar sobre transição capilar?”

      1. Acredito que seja o “produto que “abria os cachos” sem alisar o cabelo. Era uma química bem próxima a oferecida pelo Beleza Natural. Como não queria meu cabelo crespo, pensei ter encontrado a solução.”. Na verdade, eu tbm me interessei por este. Obrigada!

        Curtir

  1. Não uso mais químicas, portanto também não as indico. Na época, usei um produto bem prósximo ao do Beleza Natural. Claro, que todas nós somos livres pra fazer o que quisermos, mas minha felicidade seria enorme se visse todas as mulheres negras naturais! Bjos

    Curtir

  2. Estou planejando passar por uma segunda transição, fiz o big chop em 2014 e meu cabelo estava ótimo, mas por pressão da família acabei indo ao Beleza Natural, resultado: Cabelo ressecado, feio e não me agrada nem um pouco. Minha auto-estima e aceitação que demorou anos para ser construída quase sumiu. Agora coloquei box braids e pretendo esperar alguns meses para cortar, alisar ou relaxar nunca mais!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s