Cultura, empoderamento, midia, representatividade

Representatividade importa, sim!

Quem nunca quis ter uma boneca que fosse parecida com você mesma? Cabelo, corpo, olhos… Porque convenhamos, é muito difícil se ver num corpo de uma Barbie.

A representatividade importa e muito na formação das crianças. Se enxergar numa boneca ou brinquedo é de extrema importância para a auto estima da criança, principalmente se ela for além dos padrões socialmente aceitos. Negras, gordos, baixinhos…

Meses atrás, logo após o lançamento do Filme Star Wars, um garotinho, Matias Melquíades, ficou deslumbrado e muito feliz ao comprar o boneco do personagem Finn. O único personagem negro do novo filme da franquia. Segundo ele a felicidade apareceu quando ele percebeu que o boneco era pretinho igual a ele. Foi lindo de se ver!

A imagem do garotinho com o boneco rodou o mundo e teve reconhecimento do próprio ator John Boyega, que interpreta o personagem (matéria completa aqui ).

Finn_beleza_black_power

“Momento de ser grato. Do que você segura em sua mão ao potencial na sua mente, você é um jovem rei.”

Seguindo a linha da representatividade, a Crespinhos S.A, uma agência para crianças negras, há pouco tempo lançou a campanha “Não me Vejo, não compro!”, com o intuito de fazer com que as crianças não consumam produtos onde não haja representatividade. A idealização da campanha surgiu a partir de uma fantasia do personagem Finn, onde sua embalagem era estampada com um garoto branco, representando Finn. O maior problema não é o garoto ser branco, o problema é que há anos os negros são escondidos na publicidade em qualquer área e um personagem extremamente importante DEVE ser representado. O que incomodou foi a invisibilidade do personagem negro, por que não colocar uma criança negra na peça? O intuito foi esconder que o boneco é negro? Enfim, bola fora e os Crespinhos estão certíssimos!

crespinhossa_beleza_black_power.jpg
Campanha “Não me vejo, não compro!” Crespinhos S.A

Hoje tivemos uma notícia bem notória e digna de reconhecimento. A Mattel, responsável pela comercialização das bonecas Barbies acaba de anunciar uma linha denominada Fashionista, que contará com 3 tipos diferentes de corpos, 7 novos tons de pele e 22 cores de olhos. Veja a Linha completa aqui.

barbie-beleza-black-power.jpg
Coleção Barbie Fashionistas

A expansão da linha contará com bonecas divididas em biotipos: Tall (versão mais alta que o padrão normalmente seguido pela marca), Curvy ( Corpo Curvilíneo), Petite (tamanho menor) e a boneca original.

E não para por ai! Além das medidas inspiradas em pessoas normais e não em padrões inexistentes (aleluia), as bonecas terão cabelos com cortes de vários cortes, cores e texturas. Os traços também acompanharão a etnia de cada boneca. Estamos em 2016 e uma notícia dessa ainda causa espanto.

barbie_fashionistas_beleza_black_power.jpg
Coleção completa disponível em Barbie.com

Sabemos que as bonecas Barbie são criticadas desde a sua criação, pelo padrão fora da realidade mundial. Pelo visto a empresa percebeu que para vender, precisa representar. As pessoas (me incluo nisso) estão escolhendo produtos que as representem e ajudem não só as crianças, como adultos, com a elevação da auto estima e que não estejam favor de um estereótipo padronizado já fixado há anos na sociedade. Na verdade, a empresa somente se adequou ao novo mercado consumidor, o que foi muito bem feito. Quero ver essas bonecas nas lojas o quanto antes!

Representatividade importa, sim!! Vamos comprar de quem nos vê como consumidor, vamos comprar de quem nos representa.

Abraços e até a próxima! =)

BBP

 

Anúncios

4 thoughts on “Representatividade importa, sim!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s