Sem categoria

E então, o seu tipo de cabelo realmente importa?

Depois que descobrimos a tabela de classificação dos tipos de cabelo, podemos dizer que muita coisa melhorou. Saber o nosso tipo de cabelo ajuda e muito na escolha de produtos e quais cuidados devemos ter.

A classificação foi elaborada por Andre Walker, difundida nos EUA e é feita a partir das texturas dos cabelos, que são então divididos em categorias.

Começamos a ver essa classificação há pouco tempo no Brasil, então é normal que haja um pouco de dificuldade na identificação dos tipos.

Os tipos de cabelos variam entre os tipos 1 e 4 – do liso ao crespo. As imagens a seguir ilustram algo bem parecido com a realidade.

Tipo 2 – Cabelos Ondulados

tipo2-beleza-black-power

Os cabelos ondulados formam ondas na forma de “s” e sem muito volume. Mesmo cortado em camadas, o cabelo tipo 2 costuma pesar e ter pouco volume.

Tipo 3 – Cabelos Cacheados

cacheados-beleza-black-power

Os cabelos cacheados, são bem definidos e com cachos longos, exceto o 3 c (que é quase crespo) e também são finos.

Tipo 4 – Cabelos Crespos

crespos-beleza-black-power

Chegamos aos nossos amados cabelos! Nossos lindos crespos!

As variações das tabelas são do mais liso ao mais crespo, conforme na imagem. É praticamente impossível ter um só tipo de cabelo. Eu mesma tenho 4bc .

O 4 a possui os fios em forma de “S”, o 4 b em forma de “Z” e o 4 c normalmente não forma cachos ou ondulações sem ajuda de texturizações.

O cabelo tipo 4 é delicado. Por ser normalmente fino, pode ser agredido facilmente até mesmo ao pentear. Os cabelos crespos precisam de muita hidratação e carinho. Amar seu cabelo acima de tudo é o mais importante!

Como disse no início do texto, saber qual é o nosso tipo de cabelo nos ajuda em pesquisas sobre quais produtos devemos usar e quais cuidados  ter, mas ao mesmo tempo pode nos prejudicar.

Muitas pessoas utilizam essa classificação para menosprezar e desmerecer os cabelos mais crespos. Até onde essa classificação é importante?

A classificação é bem vista quando nos ajuda, mas quando torna-se motivo de segregação não é nada interessante. Como já foi dito aqui no Beleza, ainda podemos ver muita discriminação com o cabelo tipo 4, ainda mais com o 4c puro (que não forma cachos).

Conheço algumas pessoas que preferem não levar em consideração esta classificação, justamente por ter vários tipos de cabelo. Pesquise dicas na internet, visite blogs, vlogs e procure alguma menina com o cabelo parecido com o seu tipo. Descubra se vale apena se prender a esta classificação ou seguir sendo apenas crespa ou cacheada.

Aprender e trocar experiências é sempre bom!

tipos_de_cabelo_4_beleza_black_power

Nunca deixe ninguém dizer que seu cabelo é ruim por não ter cachos ou que seu cabelo é feio por não ter volume ou ter volume demais. O importante é que você se ame do jeito que você é! Não tente ser o que a sociedade te impõe! Seja livre!

Abraços e até a próxima!

 

BBP

 

 

Anúncios

6 thoughts on “E então, o seu tipo de cabelo realmente importa?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s