Semana de estreia (finalmente!!) de Star Wars: o despertar da força. O mundo inteiro aguardava muito por este momento desde sempre e ainda mais após o lançamento dos trailers.
Há tempo queria falar sobre esse assunto e acredito que agora seja o momento ideal. Filme assistido, aplaudido de pé e uma vontade imensa de rever! (Quem ainda não viu, pode continuar a leitura tranquilamente. Sem spoilers!!)
Apesar da expectativa de muitos, após o lançamento do trailer, acompanhamos uma série de notícias sobre as diversas reações dos fãs da franquia. A mais absurda foi a que questionava o fato do novo filme ter um protagonista negro. Pasmem, até um abaixo assinado e pedido de boicote foram criados contra o personagem, fora todas as críticas absurdas e racistas.
O ator John Boyega que representou o personagem Finn, deixou bem claro seu posicionamento quanto a esse episódio horroroso é inadmissível e sua presença como um dos protagonistas do filme “Obrigado por todo o carinho e apoio. Não é uma loucura que Star Wars esteja mesmo acontecendo? Estou no filme, mas como um grande fã do universo estou muito empolgado. Um ano é muito tempo para esperar, mas vai valer a pena.” E deixa um recado para os racistas “Para quem possa interessar… acostumem-se. :)”
Acostumem-se!!

O número de atores negros nos cinemas é ridiculamente e vergonhosamente pequeno visto a quantidade de profissionais talentosos disponíveis para todas as vertentes do cinema. Um levantamento feito pelo site Adoro Cinema em 2014, revelou que no cinema americano, somente 7 (sete) produções entre as 100 maiores bilheterias do ano haviam negros protagonistas da história. O número aumentou para 9 (nove) quando o protagonismo era dividido entre brancos e negros.
No cinema nacional não é tão diferente. Num total de 250 filmes lançados até novembro de 2014, 17 produções haviam protagonistas negros. E atores negros talentosos não faltam nesse país.
Podemos destacar e relembrar grandes filmes onde atores e atrizes negros foram protagonistas e levaram brilho às telonas.
Abraham Attah e Idris Elba em ‘Beasts of No Nation’ (2015)
Filme produzido pela Netflix e que conta a história de um pré adolescente (Agu) interpretado por Abraham Attah que é retirado da sua família e levado à guerra civil na África do Sul, deixando sua vida pacata para tornar-se um homem de guerra. Idris Elba interpreta o Comandante responsável por doutrinar Agu.

Forest Whitaker em “O último rei da Escócia” ( 2006) e “O mordomo da Casa Branca” (2013)
Em “O último rei da Escócia”, Forest interpreta o ditador Idi Amin (1923-2003) que esteve à frente de Uganda entre 1971 e 1979. Sua passagem foi marcada por autoritarismo, corrupção e violações aos direitos humanos.
No “O mordomo da Casa Branca”, Forest encarna o personagem Eugene que é mordomo da Casa Branca durante vários governos e mostra tanto sua relação com os presidentes, quanto sua vida familiar durante a segregação racial nos EUA.

Viola Davis e Octavia Spencer em Histórias Cruzadas (2011)
Uma jornalista recém-formada recolhe relatos das mulheres negras à sua volta para expôr sua visão sobre as famílias brancas e ricas para as quais elas trabalham há gerações como empregadas domésticas.

Whoopi Goldberg em “Mudança de Hábito” (1992)
Whoopi interpreta uma cantora que presencia um assassinato e é enviada a um convento, disfarçada de freira para esconder sua identidade e ser protegida pelo governo. Não creio que haja alguém nesse mundo que nunca assistiu Mudança de Hábito!!

Jamie Foxx em “Ray” (2004)
Jamie Foxx interpreta ninguém menos que Ray Charles em sua trajetória desde a infância até o fim de sua carreira.

Eddie Murphy em “Um Príncipe em Nova York”(1988)
Eddie interpreta o personagem Akeem, príncipe de Zamunda, África que decide não casar conforme decisão do pai e viaja com sua permissão por 40 dias. Akeem escolhe Nova York para encontrar seu verdadeiro amor.

Além destes, podemos citar outros filmes com atores negros protagonistas, porém o número ainda é pífio. Este post foi para levantar alguns que considero importantíssimos e que super recomendo à todos.
Precisamos prestigiar e cobrar nosso lugar onde deveríamos sempre estar. Viola Davis fez um discurso maravilhoso no recebimento do Emmy de Melhor Atriz em Drama. O discurso emocionado de Viola, nos remete à questão de que faltam oportunidades às mulheres negras, tanto em séries de TV quanto no cinema. Viola foi a primeira mulher negra a ser premiada nesta categoria do Emmy. Segundo a atriz “A única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é a oportunidade. Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não existem.”
Ver Boyega como protagonista de um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos, só não me fez sentir orgulho, como também ter a certeza de que ainda temos muito o que fazer. Boyega teve uma atuação impecável e merece sim estar onde está, mesmo que muitos não queiram! Vocês terão que nos aceitar e nos respeitar! Cineastras e diretores, escalem protagonistas negros em seus filmes e séries. Precisamos ocupar o lugar onde deveríamos estar há muito tempo e que ainda caminhamos a passos curtos.
E outra coisa, não escalem atores negros somente em filmes que retratam a escravidão, ok?! São importantes, (destaque para Lupita Nyong’o diva!) mas nós negros somos muito mais que isso.
P.S: Assistam Star Wars! É maravilhoso!!
Abraços e até a próxima!
Um comentário em “O protagonismo negro no cinema”