cabelo, Cultura, empoderamento, música, midia, representatividade

Por mais Novembros Negros

O que dizer sobre este mês de novembro? Digo somente que foi maravilhoso! Nunca vivenciei um Novembro tão negro quanto este de 2015.

A programação do mês considerado Novembro Negro, contou com palestras, shows, oficinas e eventos culturais espalhados por toda a cidade.

Começamos pela palestra realizada na Fundação João Pinheiro da colunista e militante negra Diva Moreira com o tema “Estratégias de Redução da População Negra”. A frase que muito marcou a palestra de Diva foi “Nunca veja o racismo como uma coisa natural”. A palestrante apresentou dados sobre o genocídio da população negra, assim como carências na educação, saúde e fracasso nas políticas sociais. Para Diva, a questão do racismo não deve ser uma questão somente dos negros, mas sim deve ser discutida por toda a sociedade.

Diva_moreira_bbp.jpg
Diva Moreira Foto por Fundação João Pinheiro

Além da excelente palestra, houve uma linda apresentação dos alunos da Escola Municipal Ulisses Guimarães, localizada no Morro do Papagaio em Belo Horizonte. As crianças fizeram uma apresentação musical e de dança com músicas e coreografias que remetiam à África. Representatividade importa e muito! As crianças brilharam!

beleza_bp.jpg

Dando sequência a este mês bombástico, tivemos o sempre lindo e maravilhoso Encrespa Geral BH.  Como já havia divulgado aqui no blog, este ano o Encrespa Geral aconteceu no Centro Cultural Padre Eustáquio no dia 22 de novembro (meu aniversário lol).

Como sempre, o evento foi repleto de atrações incríveis e super agregadoras, o Encrespa contou com troca de experiências como a apresentação do Projeto Nós, idealizado pelas publicitárias Jessica Pinheiro e Stefaniny Ratto. O projeto visa ”inspirar e valorizar o uso do cabelo crespo sem criar estereótipos, relacionando o contexto histórico do corpo negro e sua identidade.”  Digo e repito sempre aqui no blog: amem-se como vocês são! Crespas, sem cachos, com cachos… Sejam livres para ser quem vocês quiserem ser. Foi lindo de ver!

beleza_black_power_encrespa.jpg

Tivemos o tão esperado bc (big shop – grande corte) em tempo real, minha gente!! É sempre maravilhoso e emocionante ver alguém se libertar da padronização de beleza europeu e ser natural. Acredito que o momento do bc seja um dos momentos mais importantes de toda a transição capilar. Emocionante de verdade.

12304060_864382997012174_6030603114930150484_o.jpg

Além de vários afroempreendedores que estiveram presente com seus produtos (vontade louca que comprar tudo), o evento contou também com Workshop de Maquiagem com a Blogueira e Cabeleireira Catarina Queiroz, palestra sobre “A valorização da Estética Negra” com Mara Evaristo, Workshop de Turbante com Aydê Lewa entre depoimentos e palavras de resistência. A maravilhosa Cristal Lopes também fez mais uma de suas performances luxuosas!

astride gomes

Nós do Clube das Blogueiras Negras de Belo Horizonte também participamos. O lançamento do Clube não poderia ter sido de outra forma! Foi lindo olhar para todos e poder dizer o que pensamos e quais são nossos propósitos como blogueiras. O empoderamento e a valorização da estética negra também são bandeiras que assim como o Encrespa Geral, o CBNBH e suas blogueiras também carregam.

mandala comunicacoes
Lançamento do Clube de Blogueiras Negras de Belo Horizonte – Foto por Mandala Comunicações

davidsonreis

Como se não já estivesse bom o bastante, não posso deixar de citar novamente o FAN – Festival de Arte Negra. Além de ter trazido pessoas e atrações incríveis para o evento, contou com palestras, peças teatrais e atrações musicais. Uma grande troca de conhecimento e experiência. Aprendi muito e vi um povo lindo sendo muito bem representado!!!

O encerramento aconteceu também neste domingo, com um encontro de blocos afro na Praça da Estação. Os blocos que tocaram junto com nada menos que o lendário Bloco Ilê Ayiê foram o Afoxé Bandarerê, Bloco Magia Negra, Bloco Baianas Ozadas, Sambadeiras e Bloco Oficina Tambolelê. Ótimo encerramento! Apesar da chuva, o público se encantou e dançou ao som dos tambores dos blocos!

banda alafia
Banda Aláfia, MC Sofia e Zaika
julia_lanari
Afoxé Bandarerê – Foto por Juliana Lanari

E para finalizar o mês de forma maravilhosa, aconteceu no dia 29 de novembro a 1ª Caminhada Crespa de Belo Horizonte “Contra o racismo e pela valorização da estética negra”, levou pretos e pretas crespas às ruas de Belo Horizonte para alertar a sociedade sobre questões quanto à falta de oportunidades, violência e o genocídio da população negra. Além de trazer o foco para a valorização e aceitação do cabelo crespo que nada mais é do que um “traço predominante da estética negra e constante alvo de repressão, é também símbolo de identidade, força e resistência do povo afrodescendente”.

angel_jackson
#EuEncrespoBH
brigida_alvim_bbp
1ª Caminhada Crespa de BH – Foto por renato Borges
renato_borges
1ª Caminhada Crespa de BH – Foto por renato Borges
resietencia_negra_bbp
1ª Caminhada Crespa de BH – Foto por Resistência Negra

Juntos podemos dizer que “povo negro unido é povo negro forte, que não teme a luta, que não teme a morte!

bbp_novembronegro.jpg

 

Por mais Novembros Negros!!

Abraços e até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s