cabelo, empoderamento

O peso de se carregar um crespo 4c

Quem passa pela transição sabe o quanto é complicado aguentar duas texturas e o peso das críticas. Além da autoestima, que nem sempre permanece alta durante o processo.

Pois bem, você entra em transição e fica louca (o) para que seus cachinhos apareçam logo e fica muito feliz após o bc (big shop – grande corte), pois seu cabelo finalmente voltou a cachear. Esse é o sonho da maioria das meninas.

E se você faz o bc e os cachos não aparecem? Você luta com texturizações e toneladas de creme e mesmo assim os cachos insistem em não aparecer. Eis que surge a frustração.

texturizacao_belezablackpower

Não vi isso acontecer somente uma vez, mas sim várias. Meninas que sonham com cachos perfeitos ou com um volume lindo (sem perder os cachos, claro) e com cabelos que balançam ao vento.

As pessoas se dizem libertas de uma escravidão capilar e estética imposta pela sociedade, quando na verdade expõe seus egos ao máximo desprezando a garota do cabelo crespo e que cresce pra cima, sem definição ou “balanço”.

Nós já lutamos tanto para sermos aceitas e para que enxerguem nossas peles pretas lindas como de fato são. Ter que lutar para que nossos cabelos sejam aceitos dentro do mundo negro, não me parece muito justo.

beleza_black_power_4c.jpg

Caminhando em eventos ou até mesmo observando pessoas, percebo que ainda existe um padrão estético sim entre o povo negro. Algumas pessoas se libertaram desse padrão, mas ainda há muito a se fazer.

A menina que fez o bc há 5 meses e que tem um 4c não terá balanço nos cabelos. Eu sei que você ama seu cabelo enorme e lindo, mas a menina do 4c sente-se completamente desvalorizada quando é preterida ou quando ninguém a chama de linda por ter um 4c ainda curto. Por não poder jogar o cabelo, como se somente isso fosse um símbolo de luta. Até porque todos nós já estamos cansados de saber que não é só por cabelo.

O cabelo 4c é lindo, sim! Ele não precisa de definição, não precisa de cachos para ser lindo. Parem de vender “cachos sem química”, “como ter cachos perfeitos” ou “nossa, você não quer abrir esses cachos?”. Somente parem.

As mulheres negras já sofrem demais numa sociedade branca, sendo obrigadas durante anos a ser quem elas não são. Não contribuam com a baixa autoestima e com a desvalorização dessas mulheres.

Repensem suas atitudes. Vamos empoderar nossas irmãs!

Anúncios

11 thoughts on “O peso de se carregar um crespo 4c”

  1. Gostei demaissss!
    Ninguém elogia quem não tem cachos. Youtube só tem blogueira “vendendo” produtos para as cacheadas. Cansei desta falsa realidade que não recebe o negro na sua totalidade. Agora é a ditadura dos cachos afros.
    Nos ônibus e metrôs vejo muitos 4c e todos presos com lenços, bandanas etc…a negra ainda não está totalmente a vontade entre os seus…que pena!

    Curtir

    1. Sinto isso na pele,as vezes penso que todas blogue irás cacheadas e lindas estão só vendendo produtos. Pq nem menos compramos uns produtos já estão indicando outros. Tudo pra cabelos cacheados.ss pra cabelos afro pouco falam.

      Curtir

  2. Muito bom texto. Antes, as negras lutavam e sofriam para ter cabelos lisos. Se considerarmos a luta que há agora em busca de cachos, diria que só mudou o objetivo. Continuamos a ser escravas de um estereótipo e discriminando e sendo discriminadas. Nada mudou.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s