O FAN – Festival de Arte Negra é um festival dedicado à valorização da arte negra. Com periodicidade bienal, o festival compreende uma ampla programação cultural com diversidade enorme de atrações artísticas.
O Festival acontece desde 1995 e atua como mais um meio de valorização das manifestações populares e incentivo aos artistas nos eventos da cidade.
A cidade escolhida para acolher o Festival em 2015 foi Belo Horizonte, o que carimba nossa cidade com um enorme intercâmbio artístico, assim como mais um nome atuante no fortalecimento das identidades culturais e incentivo à valorização da origem e difusão das culturas de matrizes africanas.
O FAN acontece de 25 29 de novembro em vários pontos da cidade. Na programação estão debates, palestras, exposições e muita música.
O festival começa hoje e já conta com a Oficina África: Introdução Geral com Luiz Arnaut às 13h30 na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil. “A oficina pretende fornecer um olhar sobre o continente africano e sua história, que evite o estereótipo ou uma visão de um “eles” africano como se fossem uma história à parte e não parte da história.”
Uma das atrações é o espetáculo musical NEGR.A. “Um espetáculo cênico musical que embarca no universo da mulher negra através de suas composições e fragmentos cênicos desse caminhar.” O espetáculo acontece dia 26/11 quinta-feira, às 20h no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil.
O autêntico e talentoso rapper Rico Dalasam também está na programação com seu show no dia 26/11 às 20h30 no parque Municipal.
O encerramento do Festival de Arte Negra acontecerá no domingo 29/11 na Praça da Estação e contará com a presença do Bloco Ilê Ayê, um dos mais antigos blocos afro do Brasil num encontro com nossos amados blocos Afoxé Bandarerê, Bloco Oficina Tambolelê, Bloco Afro Fala Tambor e as Sambadeiras e Bloco Afro Magia Negra.
A programação completa você encontra no site do FAN BH.
Valorize nossa cultura! Compareça!
Um comentário em “Festival de Arte Negra 2015”